• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 alimentos que podem diminuir problemas de coração naturalmente

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      22/08/18 às 17h39

Nesses tempos de correria, multitarefas e onde o ócio é praticamente condenado, nós estamos cada vez mais em movimento e parando menos para cuidar de nós mesmos. Negligenciar nossa saúde nunca é uma coisa positiva, e temos que ver o que nosso corpo está nos dizendo para cuidarmos melhor dele. Afinal, é o único que temos.

E do corpo todo temos que ter um olhar mais carinhoso para o nosso coração. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) as doenças cardiovasculares matam um brasileiro a cada 40 segundos. Não é um ponto para se levar na brincadeira. A Associação Americana do Coração diz que, a partir dos 20 anos já se tem que ter uma atenção mais cuidadosa para problemas cardíacos. Coisas que tem relação direta com esses tipo de problema são o estresse, sedentarismo e maus hábitos alimentares. Esse último pode ser resolvido mudando a alimentação ou acrescentando algumas coisas à dieta. Esses são alguns dos alimentos que ajudam a prevenir doenças do coração.

1 - Laranja

Essa fruta cítrica é rica em pectina. Uma fibra solúvel que ajuda a reduzir a absorção do colesterol que é ingerido na dieta e que diminui o acúmulo nas veias e artérias. Ela também tem muito potássio que ajuda no controle da pressão arterial.

2 - Romã

Essa fruta que para nós é comum somente no fim do ano pode ser um grande aliado o ano todo. O suco de romã tem vários antioxidantes que controlam a formação de placas de colesterol e reduz o entupimento das artérias. É recomendável tomar 250 ml de suco por dia.

3 - Couve

A hortaliça é rica em vitaminas A e E, magnésio, fibras e antioxidantes. O magnésio melhora a elasticidade das artérias, isso ajuda no controle da pressão arterial. Os antioxidantes da couve diminuem a oxidação de gordura e formação de placas de colesterol.

4 - Chocolate

Essa delícia além de seu gosto maravilhoso também nos ajuda na saúde. Mas não vá pensando que tem que comer uma barra inteira. O essencial é apenas 30 g de chocolate amargo ou cacau em pó nas bebidas ou sucos. O chocolate ajuda a diminuir a formação de placas de colesterol e melhoram a flexibilidade dos vasos sanguíneos.

5 - Lentilhas

Se existe algum risco de você ter doenças cardíacas, o alimento que você deve procurar comer são leguminosas, em especial as lentilhas. Elas têm um alto teor de nutrientes relacionados com o controle da pressão arterial, diminuindo as chances de se desenvolver problemas futuros.

6 - Peixe

Seja ele salmão, atum ou sardinha. Não importa. O que você quer pegar desses alimentos é o ômega 3 presente neles. Essa gordura diminui os níveis de triglicérides, aumenta os níveis de HDL e é anti-inflamatória, diminuindo o risco de arritmias. Chia e linhaça também são boas fontes alternativas de ômega 3.

7 - Cebola

A cebola tem as mesmas propriedades que o chocolate. Ela diminui a formação de gorduraa que obstruem os vasos sanguíneos e causam a arteriosclerose, que é o endurecimento das artérias. O recomendável de se comer é meia cebola crua por dia.

8 - Abacate

Essa fruta é rica em gordura monoinsaturada que ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL, e permitem se livrar do colesterol ruim presente no sangue. Além de ajudar nisso, ela promove uma sensação de bem estar no corpo.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+