Curiosidades

8 alimentos que podem diminuir problemas de coração naturalmente

0

Nesses tempos de correria, multitarefas e onde o ócio é praticamente condenado, nós estamos cada vez mais em movimento e parando menos para cuidar de nós mesmos. Negligenciar nossa saúde nunca é uma coisa positiva, e temos que ver o que nosso corpo está nos dizendo para cuidarmos melhor dele. Afinal, é o único que temos.

E do corpo todo temos que ter um olhar mais carinhoso para o nosso coração. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) as doenças cardiovasculares matam um brasileiro a cada 40 segundos. Não é um ponto para se levar na brincadeira. A Associação Americana do Coração diz que, a partir dos 20 anos já se tem que ter uma atenção mais cuidadosa para problemas cardíacos. Coisas que tem relação direta com esses tipo de problema são o estresse, sedentarismo e maus hábitos alimentares. Esse último pode ser resolvido mudando a alimentação ou acrescentando algumas coisas à dieta. Esses são alguns dos alimentos que ajudam a prevenir doenças do coração.

1 – Laranja

Essa fruta cítrica é rica em pectina. Uma fibra solúvel que ajuda a reduzir a absorção do colesterol que é ingerido na dieta e que diminui o acúmulo nas veias e artérias. Ela também tem muito potássio que ajuda no controle da pressão arterial.

2 – Romã

Essa fruta que para nós é comum somente no fim do ano pode ser um grande aliado o ano todo. O suco de romã tem vários antioxidantes que controlam a formação de placas de colesterol e reduz o entupimento das artérias. É recomendável tomar 250 ml de suco por dia.

3 – Couve

A hortaliça é rica em vitaminas A e E, magnésio, fibras e antioxidantes. O magnésio melhora a elasticidade das artérias, isso ajuda no controle da pressão arterial. Os antioxidantes da couve diminuem a oxidação de gordura e formação de placas de colesterol.

4 – Chocolate

Essa delícia além de seu gosto maravilhoso também nos ajuda na saúde. Mas não vá pensando que tem que comer uma barra inteira. O essencial é apenas 30 g de chocolate amargo ou cacau em pó nas bebidas ou sucos. O chocolate ajuda a diminuir a formação de placas de colesterol e melhoram a flexibilidade dos vasos sanguíneos.

5 – Lentilhas

Se existe algum risco de você ter doenças cardíacas, o alimento que você deve procurar comer são leguminosas, em especial as lentilhas. Elas têm um alto teor de nutrientes relacionados com o controle da pressão arterial, diminuindo as chances de se desenvolver problemas futuros.

6 – Peixe

Seja ele salmão, atum ou sardinha. Não importa. O que você quer pegar desses alimentos é o ômega 3 presente neles. Essa gordura diminui os níveis de triglicérides, aumenta os níveis de HDL e é anti-inflamatória, diminuindo o risco de arritmias. Chia e linhaça também são boas fontes alternativas de ômega 3.

7 – Cebola

A cebola tem as mesmas propriedades que o chocolate. Ela diminui a formação de gorduraa que obstruem os vasos sanguíneos e causam a arteriosclerose, que é o endurecimento das artérias. O recomendável de se comer é meia cebola crua por dia.

8 – Abacate

Essa fruta é rica em gordura monoinsaturada que ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL, e permitem se livrar do colesterol ruim presente no sangue. Além de ajudar nisso, ela promove uma sensação de bem estar no corpo.

7 melhores uniformes dos heróis e vilões de My Hero Academia

Matéria anterior

Entenda como uma planta cresceu em um rato vivo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar