Entretenimento

Douglas Souza anuncia aposentadoria da seleção brasileira de vôlei aos 26 anos

Douglas Souza
0

Douglas Correia de Souza, jogador da seleção brasileira de vôlei, decidiu se aposentar aos 26 anos. Segundo ele, a rotina estressante como atleta de alto rendimento e as seguidas convocações para as competições estavam afetando sua saúde mental. Nas redes sociais, Douglas comentou que esse é o momento de mudanças na vida e na carreira.

Um dos primeiros passos que o jogador dará fora das quadras de vôlei será a participação na Dança dos Famosos, um dos quadros do programa Domingão com Huck, da TV Globo. O programa passa a apresentar a competição no dia 3 de abril. Ao todo, serão 12 casais concorrendo ao título da temporada, sendo 12 personalidades do meio artístico e 12 bailarinos profissionais como professores.

Instagram

Personalidades como a apresentadora Ana Furtado e o ex-bbb Gil do Vigor também farão parte da competição. Por meio de um vídeo publicado no Instagram, Douglas afirmou que acredita que a experiência será muito “engraçada”, já que ele só costuma dançar no chuveiro ou em festas com os amigos. “Alguns estilos têm toda uma coisa mais sexy, e eu sou muito engraçado, muito caricato, então pra mim será muito diferente”, explicou o jogador.

A aposentadoria

Nas redes sociais, Douglas explicou aos fãs porque tomou a decisão de se aposentar. “Estou há dez anos na seleção, contando com a seleção de base desde 2011, e para mim sempre foi uma honra, um prestígio, um orgulho muito grande estar na seleção. Eu sentia que eu precisava quebrar barreiras e consegui fazer isso muito bem. Só que chegou um ponto, em 2016, em que minha mente e meu corpo começaram a dar alguns sinais de que precisava dar uma diminuída no ritmo”, comentou Douglas Souza.

Ainda segundo ele, os jogadores que participam constantemente dos campeonatos não costumam ter férias ou um tempo para passar com a família, o que afeta a saúde mental e até o rendimento dos atletas. “Cheguei a ter que tratar de uma depressão. Ninguém sabia disso até agora, quando estou falando com vocês. A nossa saúde mental é extremamente importante, é uma coisa que a gente tem que cuidar, tem que tratar. E infelizmente estando na seleção era muito difícil ter esse tempo”, explicou Douglas.

Gaspar Nóbrega/COB

Ele revelou que a decisão já estava tomada há mais de três anos e que os Jogos de Tóquio, adiados de 2020 para o ano seguinte, seriam o seu último estágio na seleção brasileira. O jogador, no entanto, fez questão de ressaltar que seguirá jogando por clubes e que vem negociando com alguns times paulistas.

“Em 2018 eu bati o martelo junto com meu empresário. Falamos juntos que era o ideal terminar o ciclo olímpico, ou seja, eu ia até Tóquio e depois disso eu ia me aposentar, porque precisava cuidar de mim. Pela minha saúde mental, eu decidi encerrar o meu ciclo na seleção no ano passado”, continuou o atleta. “A gente está negociando com os clubes de São Paulo. Eu optei por jogar em São Paulo mesmo sabendo que os clubes de São Paulo não tinham tanto investimento, não têm tanto dinheiro para oferecer”, acalmou aos fãs.

A trajetória de Douglas Souza no vôlei

Douglas Correia de Souza, nascido em Santa Bárbara d’Oeste (interior de São Paulo) em 20 de agosto de 1995, foi campeão sul-americano infantil aos 11 anos, além de ter se tornado campeão sul-americano juvenil, vice-campeão da Liga Mundial e medalha de prata em Toronto (2015), antes de se tornar campeão olímpico. O atleta, que tem 1,99 metro de altura, começou a jogar vôlei por recomendação médica devido a problemas por bronquite.

No ano de 2013, Douglas esteve com a equipe infanto-juvenil, sob o comando do técnico Percy Oncken, um treinador de voleibol brasileiro que conquistou vários títulos mundiais e sul-americanos a serviço da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino, tanto na categoria infanto-juvenil, quanto na juvenil.

Foi aí que Douglas Souza recebeu o primeiro chamado para fazer parte do grupo adulto em 2014. Em 2016, integrou pela primeira vez a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino principal, durante as disputas dos Jogos Olímpicos de Verão do Rio 2016. O time brasileiro saiu vitorioso da competição.

Douglas Souza

Confederação Brasileira de Voleibol

Em 2018, Douglas Souza foi o primeiro jogador da seleção masculina brasileira de vôlei a se declarar gay. Já em 2021, o atleta integrou a equipe dos principais atletas de reserva dos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio, realizados na cidade de Tóquio, no Japão. A seleção brasileira não subiu ao pódio e ficou em quarto lugar na competição.

Na ocasião, tornou-se viral um um vídeo do jogador experimentando os uniformes da seleção brasileira de vôlei para os Jogos Olímpicos. Já em julho de 2021, Douglas atraiu mais de um milhão de novos seguidores em poucos dias, na sua página oficial no Instagram, ao compartilhar fotos e vídeos inéditos dos bastidores e preparações para a disputa em Tóquio.

Fonte: Globo Esporte

Kenichi Horie, um japonês de 83 anos, decidiu cruzar o Pacifico sozinho

Artigo anterior

Os documentos que todo pet deve ter

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido