Ciência e Tecnologia

É por isso que você precisa conseguir encostar as mãos nos pés

0

Pode parecer uma pergunta meio boba, mas você consegue tocar os dedos dos pés com suas mãos? Se não sabe tente fazer essa façanha, sente-se, estique suas pernas e tente alcançar seus pés. Difícil, não? O fato é que algumas pessoas terão mais facilidade do que outras. Se você não conseguiu, não fique triste. Existem vários motivos que podem ter ocasionado isso.

Hoje em dia, o que não falta são estudos que mostram como um exercício pode ser benéfico para o corpo e mente humana. Uma pesquisa de 2009 liderada por Kenta Yamamoto, da Universidade do Norte do Texas, nos Estados Unidos, afirma que um corpo menos flexível em pessoas com mais de 40 anos indica uma maior rigidez dos artérias.

Segundo um trabalho, publicado pelo Centro Nacional para a Informação Biotecnológica dos Estados Unidos, pessoas de meia idade podem conter a rigidez arterial se começarem a praticar exercícios como alongamentos. Um período de quatro semanas já faz uma grande diferença.

Bom, basicamente os dois estudos que apresentamos aqui precisam ser mais estudados e aprofundar no tema. Eles ainda esclarecem que pessoas que não são flexíveis o suficiente, não se encontram em risco de ter problemas no coração.

Benefícios de ser flexível

Flexível

Desde muito tempo, médicos e fisioterapeutas concordam que a flexibilidade é essencial para manter um corpo capaz de realizar atividades. A flexibilidade, além de ajudar seu corpo a atingir o nível de condicionamento físico ideal, pode ajudar na prevenção de lesões. Podendo contribuir também em pessoas que tem artrite e doenças mais graves.

Ao alongar um músculo, você também alonga os tendões, ou fibras musculares. Quanto mais alongadas essas fibras, mais o músculo pode aumentar enquanto você treina. Isso significa que o músculo se torna mais flexível e tem o potencial para se tornar mais forte.

Ser flexível também te ajuda a ser adaptar facilmente a estresses físicos. Além de que alongar pode melhorar a sua circulação, o que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos. E ter essa boa circulação pode ajudar com a prevenção de doenças como a diabetes e doenças de rim.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Essas são as características comuns das pessoas que vivem mais de 100 anos

Matéria anterior

7 séries perfeitas pra quem não tem paciência pra assistir

Próxima matéria

Você pode gostar