• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


E se não houvesse o capitalismo?

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      08/09/16 às 17h17

Com certeza você já deve ter ouvido falar em jornais, revistas, na sua aula de história, na escola, ou mesmo dos seus pais que nós vivemos em um mundo altamente capitalista.

Existem alguns sinais de que você é um verdadeiro amante do capitalismo. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você quais são eles.

A definição do que é Capitalismo, segundo o infoescola, se refere ao "sistema sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono.

Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e os não-proprietários (proletários ou trabalhadores - maioria) vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho."

Atualmente, vivemos e produzimos por meio deste sistema sócio-econômico no qual as pessoas recebem um salário em troca de sua força de trabalho. Mas como seria o mundo se não existisse o capitalismo?

capitalismo

Possível fim da divisão de classes sociais

padrc3a3o-de-vida

Uma característica principal do capitalismo é que ele promove a divisão da sociedade em classes sociais, onde pode-se perceber que um lado se têm os detentores do lucro, os verdadeiros "capitalistas" e, do outro, os trabalhadores, que são as pessoas que vendem o seu trabalho em troca de uma quantia de dinheiro, seja ele acertado quinzenalmente ou semanalmente.

E com a sua extinção, possivelmente a sociedade viveria sem divisão de classes, como é o modo de vida que divide a sociedade atualmente.

Possível volta do Feudalismo

feudo

Por conta do Feudalismo ser o sistema anterior ao Capitalismo, talvez este modo baseado na exploração de terras e do trabalho dos servos  poderia ser predominante nos dias atuais, ainda.

Segundo o portal UOL, "O feudalismo pode ser definido como um modo de produção, ou seja, a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessários à sua sobrevivência. Também é entendido como um sistema de organização social, estabelecendo como as pessoas se relacionavam entre si e o lugar que cada uma delas deveria ocupar na comunidade.

O feudalismo consolidou-se a partir do século 8 e teve seu período de maior desenvolvimento até o século 10. Depois disso, esse modelo de sociedade ainda sobreviveu em alguns reinos europeus até o século 15, no final da Idade Média. Mas, para entendermos como ele surgiu, é necessário voltarmos ao próprio início da época medieval."

Predominância de um outro sistema

mais-investimentos-para-carros-conectados-na-europa1-800x500_c

De acordo com o pensamento do economista norte-americano Jeremy Rifkin, em entrevista à revista Galileu, a internet poderia ser um fator que atropelaria o capitalismo.

Ele conta que "de tempos em tempos, novas revoluções tecnológicas emergem para gerenciar mais eficientemente a atividade econômica. Creio que agora estejamos em um longo e perigoso "fim de jogo", um pôr do sol da segunda revolução industrial. Em 1905, 3% da energia era utilizada na cadeia de produção e 97% era perdida.

Em 1980 tivemos um pico de 18% de eficiência, e parou nisso. Estamos empacados. O que está acontecendo agora é que estamos no curso de uma terceira revolução industrial. A internet das coisas vai conectar campos de agricultura, linhas de produção de fábricas, lojas de varejo e armazéns, veículos autônomos e casas inteligentes.

internet-das-coisas

É uma transição épica, que pode conectar a raça humana inteira em tempo real e nos mover para uma produtividade extrema, com custo marginal baixo ou mesmo zero em todos os setores da economia."

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard, publicada no portal G1, 51% dos jovens adultos, com idades entre 18 e 29 anos, nos Estados Unidos, considerado o berço do capitalismo, rejeitam o capitalismo em sua forma atual. Até mesmo entre as pessoas mais velhas a defesa a repseito do funcionamento do capitalismo tem caído.

Como você acha que seria o  mundo sem a predominância do capitalismo? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+