Curiosidades

É verdade que lavar o cabelo todo dia faz mal?

0

Todo nós temos o nosso grau de vaidade. Temos cuidado na hora de nos vestir, quando vamos cuidar da nossa pele, na hora de passar maquiagem e, é claro, quando vamos cuidar do cabelo. O cabelo é um grande acessório para a maioria das pessoas, por isso a vontade de mudá-lo conforme o tempo passa sempre existe.

Contudo, nem tudo que as pessoas fazem achando que estão fazendo uma coisa boa pode realmente ser verdade. Por exemplo, lavar a cabeça é uma coisa que as pessoas fazem habitualmente, assim como tomar dois ou mais banhos por dia. No entanto, muitas pessoas que têm o cabelo longo pensam que faz mal enxaguar o couro cabeludo todos os dias e que isso aumenta o excesso de oleosidade. Mas será que isso é verdade?

Faz mal?

Millenium

Como o couro cabeludo é feito de pele, que deve ser higienizada de forma regular, da mesma forma que se lava o resto do corpo. Sabendo disso os dermatologistas dizem que lavar o cabelo todos os dias não faz mal para a saúde. Pelo menos não de uma forma geral.

A maior parte das pessoas, tendo cabelo curto ou longo, deve lavar o couro cabeludo pelo menos uma vez por dia com shampoo que seja correto para as necessidades delas. Por exemplo, uma pessoa que tenha uma rotina agitada por conta do treino da academia pode lavar o cabelo até mais de uma vez por dia. Até porque, higienizar de maneira certa previne que a sujeira se acumule no couro cabeludo, o que pode causar problemas como cheiros desagradáveis, excesso de oleosidade, coceira, e até caspas.

Então, o shampoo deve ser colocado no couro cabeludo já úmido e massageado de forma delicada com os dedos. Ele não deve ser arrastado pelos fios porque a espuma escorre no momento da lavagem e isso já é o suficiente para lavá-los. É importante saber disso porque o shampoo é para o couro cabeludo e não para os fios.

Por que algumas pessoas acreditam?

Um como

Se a higienização não é algo que faz mal, por que algumas pessoas acreditam que lavar o cabelo todo dia faz mal? Isso vai depender da maneira como o cabelo for lavado.

Até porque, se for usado água quente, ela tende a danificar os fios. O mesmo acontece quando a pessoa arrasta o shampoo pelos fios do cabelo ao invés de deixá-lo somente no couro cabeludo.

Outro fator que pode prejudicar é a própria fórmula do shampoo, que em alguns casos, ela tem produtos com sulfatos agressivos e com ausência de ativos hidratantes, o que pode ressecar o cabelo.

O que os dermatologistas recomendam é que se o couro cabeludo tiver um comportamento “normal” ou ser oleoso, o ideal é que a pessoa o lave, pelo menos, uma vez no dia, todos os dias. Isso também é válido para as pessoas que têm doenças de cabelo.

A única exceção para essa regra é se o couro cabeludo ficar extremamente ressecado com a lavagem. Aqui, o mais indicado é que a pessoa vá a um dermatologista para ver se o problema é por conta de uma condição de saúde ou então alguma reação adversa ao shampoo.

Cabelo

Live science

Além do hábito de lavar ou não, uma coisa que muitas pessoas almejam é um crescimento saudável e rápido do cabelo. Nesse ponto, mesmo que pareça improvável, o exercício pode ser capaz de dar à pessoa a proteção contra a perda de cabelo que é tida como inevitável com o envelhecimento.

Isso acontece porque o exercício aumenta a circulação sanguínea e o oxigênio nas células sanguíneas, o que é um benefício para os folículos capilares. E isso pode fazer com que a fase de crescimento do cabelo seja mais longa. Além disso, a atividade física pode diminuir o estresse, que é uma das causas envolvidas com a queda de cabelo.

O cirurgião de transplante de cabelo que trabalha com pacientes que lutam contra a perda de cabelo, Fuat Yuksel, contou um pouco sobre como funciona o crescimento do cabelo e também falou se fazer exercício faz ou não diferença.

O fato que é não existem muitos estudos até o momento sobre esses efeitos do exercício no crescimento do cabelo. Contudo, entendendo o processo de como o cabelo cresce e o que pode influenciar o crescimento normal, não é impensável supor que a prática de atividades físicas de forma constante tem o potencial de apoiar o crescimento saudável.

Para entender essa relação é preciso saber algumas coisas sobre o crescimento capilar. Por exemplo, o cabelo cresce alternando entre um ciclo que tem estágios de crescimento rápido e alongamento da haste capilar e períodos de regressão.

Agora a pergunta que todos querem saber é: como o exercício pode aumentar o crescimento do cabelo? Segundo Yuksel, o exercício sempre irá ter um efeito positivo no crescimento do cabelo por ter um efeito positivo na sua saúde geral.

“Seus folículos capilares se beneficiarão do aumento da circulação sanguínea e do aumento do oxigênio nas células sanguíneas. Folículos capilares saudáveis ​​​​permitirão que sua fase de crescimento, fase anágena, seja mais longa. Portanto, o cabelo terá mais tempo para crescer”, explicou o cirurgião.

Outro ponto importante é que o exercício ajuda a diminuir o estresse, e como ele é uma das causas que podem fazer o cabelo cair, praticar atividade constantemente pode prevenir a perda de cabelo.

Por conta disso, não é realista pensar que uma única corrida ou aulas de ioga irão reverter a perda de cabelo e irão fazer com que novos fios nasçam. Contudo, conforme explica o cirurgião, as diretrizes típicas para os níveis de atividade física são suficientes.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os adultos devem fazer 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada ou 75 minutos com intensidade grande por semana. Segundo Yuksel, esse tempo é o suficiente para ajudar em um ciclo de crescimento saudável do cabelo.

Entretanto, quando o assunto é promover o crescimento do cabelo, nem todo tipo de exercício é benéfico igual. De acordo com o cirurgião, o treinamento de força voltado para a hipertrofia não é tão bom quanto qualquer tipo de exercício aeróbico ou cardio. A diferença acontece por conta do efeito do treinamento de hipertrofia sobre a testosterona.

“O crescimento muscular está diretamente ligado à testosterona, e ter altos níveis de testosterona, incluindo DHT (diidrotestosterona), encolhe os folículos capilares e encurta o ciclo de crescimento capilar”, disse Yuksel.

No caso dos treinamentos de força, Yuksel explica que os exercícios multiarticulares que envolvem grupos musculares maiores, como agachamentos, levantamento terra e lunges, fazem com que a testosterona aumente mais.

“Isso pode piorar a perda de cabelo genética. No entanto, o exercício também reduz os hormônios do estresse e melhora a forma como o corpo responde ao estresse. Você pode ver um efeito positivo do treinamento de resistência se estiver experimentando queda de cabelo relacionada ao estresse”, pontuou ele.

Fonte: Olhar digital, Live Science

Imagens: Millenium, Um como, Live Science

Instagram lança ”dix oficial” para alguns usuários

Artigo anterior

Carnaval 2024: quando é e por que todo ano a data é diferente?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido