Curiosidades

Em 5 anos, preço do carro 0km quase dobra e é assustador

0

O carro moderno nasceu em 1886 quando Karl Benz patenteou seu Benz Patent-Motorwagen. Desde então, os carros se modernizaram com o tempo para atender às novas necessidades dos consumidores. E independentemente do modelo, o que muitas pessoas desejam é que o seu carro seja zero quilômetros, ou seja, um carro novo.

Contudo, ter um carro novo no Brasil já não é mais uma coisa tão fácil. Até porque os preços por modelos assim já passam dos 140 mil reais. De acordo com um levantamento feito pela JATO Dynamics, a média de preço por um carro zero quilômetros no nosso país é de R$ 141.487,61. Esse valor teve uma alta de 90% nos últimos cinco anos.

De acordo com o Auto Esporte, em 2022, o aumento do preço de um carro novo foi de 7,7%. Essa porcentagem foi bem maior do que a inflação do Brasil, que ficou em 5,8% de acordo com os números do Governo Federal.

Preço carro 0km

Lokamig

Ainda de acordo com o levantamento da JATO, o preço teve um aumento tão grande por conta de alguns fatores. Um deles foi a pandemia do covid-19 que acabou mudando o cenário macroeconômico do mundo todo por completo, e outro foi a crise dos semicondutores, que é uma coisa essencial na produção de veículos.

Outro ponto é que as fábricas do nosso país, de várias montadoras, tiveram muitas paralisações nos últimos anos. Várias delas por conta das medidas restritivas da pandemia e algumas pela falta de peças para produção dos veículos.

Hoje, o carro mais barato do mercado brasileiro é o Renault Kwid, que está quase 70 mil reais. Para se ter uma ideia, cinco anos atrás o mesmo modelo custava quase a metade na sua versão de entrada.

Esse aumento de preço foi visto em todas as categorias. Os carros que estão na faixa do preço médio do país, ou seja, 140 mil reais, são os SUVs compactos ou sedãs médios. Esses mesmos modelos custavam antes aproximadamente 80 mil reais.

Mercado

Canaltech

Mesmo com a alta dos preços, o carro ainda é um dos bens de consumo mais desejados. Por isso que o setor aposta em novidades que prometem movimentar o mercado brasileiro.  Até porque, vários lançamentos são esperados e também várias atualizações em praticamente todas as marcas.

1 – Fiat Strada

No geral, esse é o carro mais vendido no nosso país. Por isso não é de se surpreender que ele mudará para ficar ainda melhor. O Strada irá ganhar uma versão de passeio em 2023. Essa novidade nessa versão será o motor 1.0 turbo de 130cv e 20,4 kgf/m de torque que já é visto em outros modelos da Fiat, como por exemplo, no Pulse e no Fastback.

2 – Ford Ranger

A picape já tem uma nova geração que está sendo vendida em alguns países, mas no Brasil ela chegará apenas esse ano. A nova versão traz mudanças visuais e também no motor do carro. Ele terá uma nova família de propulsores turbodiesel da própria Ford. Outra mudança é com relação à tecnologia presente na caminhonete. A nova versão é ainda mais conectada e equipada com a central multimídia vista na Ford e-Transit.

3 – Nissan Versa

Em 2022, o Nissan Versa foi atualizado nos Estados Unidos. Então, o esperado é que essa mesma atualização visual seja trazida para o modelo aqui no Brasil esse ano. Com ela, esse sedan ficou mais bonito e equipado. O carro ganhou uma grade frontal nova, alguns ajustes em sua traseira e itens de segurança ativa a mais, como por exemplo, piloto automático adaptativo.

4 – Volkswagen Virtus

O Polo passou por várias mudanças, e isso também será visto com esse lançamento. No entanto, ao contrário do que a Volks fez com o Polo, o Virtus não deve fazer com que o carro fique “mais simples” em suas mudanças. Tanto é que esse carro é uma opção para enfrentar os rivais, que serão o Honda City e o Hyundai HB20S.

5 – Peugeot 208

Esse é um dos carros hatches mais bonitos do país. Esse ano, o carro não deve mudar sua aparência, o que ele terá de mudança é uma nova geração de motor. O Peugeot 208 pode ter o motor 1.0 turbo da Fiat, que é visto no Fiat Pulse e no Fiat Fastback.

Fonte: Canaltech

Imagens: Lokamig, Canaltech

Por que esse prédio da China de 85 anos e 7 mil toneladas não caiu?

Artigo anterior

Público confunde óculos com obra de arte após garoto esquecê-lo no chão

Próximo artigo