Há algum tempo, o diretor executivo da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, estava vendendo lança-chamas na internet para levantar fundos para seu novo projeto, o Boring Company. Em apenas quatro dias, Musk conseguiu vender cerca de 20 mil unidades do produto. Cada um deles estava sendo vendido pela bagatela de 500 dólares.
Os lança-chamas, em grande parte, não são proibidos nos Estados Unidos. Tanto que algumas pessoas até mesmo estão acoplando o aparelho em drones. Apesar de todo o esforço da Administração Federal de Aviação, para evitar que armas de fogo se tornem comuns. E para aqueles que desejam um drone lança-chamas sem precisar recorrer à soluções caseiras, há agora uma versão comercial do aparelho alternativa disponível, e já completa.
O dispositivo foi chamado de TF-19 WASP e está sendo produzido por um fabricante chamado Throwflame. As chamas do aparelho podem chegar a cerca de 7 metros de distância. Segundo o fabricante, o seu aparelho é indicado para a limpeza de gramados secos, ninhos de vespas e coisas presas em fios de alta tensão.
A Throwflame ainda informou que, com um apenas um galão de combustível, o proprietário do aparelho terá uma performance de aproximadamente 1 minuto e meio de chamas. Aparentemente, o produto está sendo vendido por US$ 1.499. Ou algo em torno de R$ 5656,93 em conversão direta.
Além do alto custo para adquiri-lo, o aparelho parece ser um grande desperdício de dinheiro. No entanto, a Throwflame afirma que ela está apenas aderindo a um mercado em crescimento. Muitas pessoas vêm acoplando lança-chamas em drones há alguns anos. Além do mais, muitas empresas de energia realmente utilizam o aparelho para a remoção de lixo e detritos presos em linhas e fios de alta tensão. Uma vez que é muito mais seguro utilizar o aparelho do que enviar uma pessoa para fazer todo o trabalho.
Dragões modernos
Em 2018, quando alguns dos primeiros drones com lança-chamas começaram a surgir, muitas pessoas ficaram assustadas. Além de se mostraram preocupadas com o que isso poderia provocar. Alguns vídeos, mostrando esses equipamentos sendo utilizados, começaram a surgir, sem que as pessoas soubessem de fato do que se tratavam.
O político norte americano Jon Levine chegou a escrever um tweet, em junho do ano passado, comentando sobre o uso do aparelho. “Alguém decidiu usar um drone com um lança-chamas para limpar detritos das linhas de energia e agora minha vida está completa”, escreveu ele. A publicação recebeu mais de 89 mil curtidas e mais de 35 mil compartilhamentos. Ou retweets, como é chamada a função na rede social.
No vídeo da publicação de Levine, é possível ver um drone expelindo seus jatos de fogo em uma linha de energia. Aos poucos, o lixo agarrado nos fios vai se desintegrando. Na época, as pessoas já associavam o uso dos drones lança-chamas ao magnata dono da SpaceX. Mesmo antes da campanha de Elon Musk.
Mas não pense vocês que isso é apenas a mais nova modinha dos estadunidenses. Conforme relatou o portal Gizmodo, em Xiangyang, na China, os drones lançadores de chamas também já foram utilizados. Com a mesma finalidade, inclusive, que é a limpeza de linhas de energia. Então, caso você veja um objeto voador por aí, lançando chamas por todos os lados, você já sabe do que se trata.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.