Empresa parceira de Amazon, Google e Meta é acusada de escutar conversas em celulares de usuários

Avatar for Mayara MarquesMayara MarquesInovaçãosetembro 10, 2024

O medo de muitas pessoas anti-tecnologia se tornou realidade mais uma vez: uma empresa parceira da Amazon foi acusada de escutar conversas em celulares.

De acordo com dados vazados para o site 404 Media, a empresa de marketing digital Cox Media Group (CMG), parceira de grandes empresas de tecnologia como Amazon, Google e Meta, usou um software chamado Active Listening (Escuta Ativa).

Esse software, aliado à inteligência artificial (IA), capta dados dos microfones dos usuários com o objetivo de criar anúncios direcionados.

As informações surgiram durante uma apresentação da CMG para potenciais clientes. Em um dos slides, mencionou que “dispositivos inteligentes capturam dados de intenção em tempo real ao ouvir as conversas”.

Os anunciantes estariam usando e combinando esses dados da voz com informações comportamentais para dividir os consumidores em segmentos de mercado. Eles utilizaram IA para coletar essas informações de mais de 470 fontes, aprimorando a implementação, a segmentação e o desempenho das campanhas.

Na apresentação, a CMG citou Amazon, Google e Meta como clientes. Contudo, não deixou claro se essas empresas também usam o produto Active Listening.

Quem é o culpado?

Os slides não deixaram claro de que forma a empresa de marketing captura os dados de voz e consegue escutar conversas em celulares. De acordo com a apresentação, após a CMG utilizar esses dados para identificar um público “pronto para comprar”, ela cria uma lista de consumidores e a disponibiliza para uma plataforma de anúncios, direcionando os usuários para campanhas mais segmentadas.

Por US$ 100 por dia, a empresa conseguia segmentar pessoas em um raio de 16 quilômetros. Enquanto isso, por US$ 200 por dia, atingia um raio de 32 quilômetros.

Outro slide, que descrevia as “próximas etapas” para empresas interessadas no uso dos dados de voz, sugeria uma série de reuniões internas antes do lançamento das campanhas publicitárias.

Em resposta, o Google relatou que removeu a CMG de seu programa de parceiros. Ainda, declarou que todos os anunciantes precisam cumprir as leis e normas da empresa, além das políticas do Google Ads. Quando identificaram os anúncios ou anunciantes que violam essas políticas, tomaram as medidas adequadas.

Em comunicado, um representante da Meta afirmou que a CMG era apenas uma “parceira geral” e que o produto Active Listening não era utilizado em suas campanhas publicitárias.

Ela diz que a Meta não utiliza o microfone do telefone para anúncios e não consegue escutar conversas em celulares, algo esclarecido há anos, declarou a empresa. Ainda, estariam em contato com a CMG para garantir que eles esclareçam que o programa não se baseia em dados da Meta.

Um porta-voz da Amazon informou ao 404 que seus anúncios “nunca estiveram envolvidos com a CMG nesse programa e não têm planos de participar.” Ele acrescentou que, caso descubram que algum parceiro está infringindo suas diretrizes de marketing, poderão tomar as medidas necessárias.

Esse tipo de recurso é legal?

Esta é a terceira vez, em apenas um ano, que o site 404 expõe os controversos serviços de coleta de dados da CMG. Em dezembro de 2023, o 404 revelou pela primeira vez a existência do software Active Listening.

Na primeira reportagem sobre o Active Listening, o site da CMG trazia a seguinte frase: “O que significaria para sua empresa alcançar potenciais clientes que discutem ativamente a necessidade de seus serviços em conversas cotidianas? Não, isso não é um episódio de Black Mirror – são dados de voz, e a CMG possui os recursos para utilizá-los em benefício comercial.”

No entanto, após a publicação da matéria, a CMG removeu essa descrição de seu site.

Enquanto isso, na mesma época, o 404 Media também revelou que a equipe da MindSift, uma pequena empresa de Nova Hampshire, elogiou, em um episódio de podcast, os anúncios gerados a partir de dados de voz capturados por seus alto-falantes inteligentes.

Após a divulgação da matéria, a MindSift apagou todas as menções ao uso de dados de voz de suas redes sociais, que ficaram inativas desde então.

Embora pareça algo próximo à espionagem, esse tipo de recurso, como escutar conversas em celulares, ainda é legal. Ao aceitar os termos de uso e atualizações de páginas, aplicativos e serviços online, geralmente o Active Listening está incluído.

O 404 Media não informou se tentou contato com a CMG. No entanto, o site Daily Mail, que também publicou a notícia, afirmou que tentou contato com a empresa, mas não obteve resposta.

 

Fonte: Terra

Imagens: Freepik, Freepik

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