Cientistas se reuniram para produzir, pela primeira vez, um condensado de Bose-Einstein (CBE) no espaço. Na experiência, os pesquisadores colocaram um pequeno objeto no interior de um foguete e alguns testes foram realizados durante a sua descida em queda livre. O estudo foi publicado na revista Nature.
O condensado de Bose-Einstein é um estado que acontece após os átomos de gás, com baixíssima densidade, serem resfriados a quase zero absoluto, se agrupando e formando um estado quântico extremamente denso. O CBE poderia ser como base para sensores altamente sensíveis.
O experimento
Esses sensores poderiam ajudar a compreender fenômenos como as ondas gravitacionais. No entanto, produzi-los não é algo muito simples. Uma vez que a gravidade interfere nos dispositivos que são necessários para estudá-los e fabricá-los.
Atualmente, esses dispositivos são colocados em uma especie de “torre” onde são derrubados para que assim o trabalho seja realizado em um ambiente de gravidade zero. Neste método, porém, os experimentos possuem apenas frações de segundos para operar. Portanto, realizar essas experiências no espaço seria uma opção mais viável devido ao ambiente de microgravidade natural.
No ano passado, os EUA, pensando no potencial de uma plataforma espacial onde pudessem realizar pesquisas com CBE, lançaram o laboratório “Cold Atom”. Porém, ele ainda não está operando com 100% de sua capacidade. Por isso, os pesquisadores desenvolveram um minusculo aparelho capaz de produzir um CBE e colocaram em um foguete.
O aparelho consistia em um chip que continha um grupo de átomos de rubídio-87, eletrônicos, lasers e uma fonte de energia para sua alimentação. O chip foi ativado quando o foguete atingiu 243 km de altitude. O que resultou na produção de um CBE em apenas 1,6 segundos.
Uma vez produzido, foram realizados 110 experimentos pré-programados em seis minutos que o foguete levou para voltar a Terra. O CBE produzido pela equipe foi o primeiro a ser produzido no espaço e marca o começo de uma nova era de pesquisas sobre eles.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.