Ciência e Tecnologia

Entenda como um novo plano visa acabar com as senhas de usuários na internet

0

As senhas utilizadas pelos usuários da internet por diversas vezes já se provaram ineficazes e inseguras. Além de não serem raros problemas corriqueiros, como esquecê-las, por exemplo. O que pode acarretar na perda de uma conta ou no bloqueio de um serviço. Algumas empresas, pensando em melhorias e na segurança do mundo web, estão liderando um movimento para deixar as senhas da internet no passado.

Um proposta feita pela Aliança FIDO (Fast Identity Online) deseja tornar os logins “perfeitos” e mais seguros através de um novo padrão de Autenticação da Web e pelo World Wide Web Consortium (W3c), padrões de segurança responsáveis por grande parte do que compõe a internet atualmente.

As novas autenticações

A ideia que gira em torno da Autenticação Web, também conhecida é como WebAuthn. Basicamente significa que você pode usar diversas alternativas, como impressões digitais, uma webcam, um pendrive e milhares de outras opções que a indústria provavelmente deve vir a explorar, como chaves para liberar e autenticar um usuário. Dessa forma as senhas comuns se tornam obsoletas.

Como já acontece com o uso das senhas regulares, o protocolo desafia os usuários a provarem suas identidades. Apesar de não ser uma grande novidade, a Autenticação Web tem como objetivo que essas opções se tornem o padrão vigente e que possam ser integradas de forma transparente às autenticações online.

No entanto, nenhuma informação pessoal é transmitida, dando maior proteção aos usuários. E ele só funciona em HTTPS. A autenticação pode, inclusive, utilizar seu Smartphone para efetuar a verificação de suas credenciais. Isso já vem acontecendo atualmente com a verificação em duas etapas.

Diversos problemas ainda precisam ser solucionados para que as novas formas de verificações possam acontecer. Como, por exemplo, garantir que a troca de um telefone antigo, ou outro dispositivo, para um novo, seja uma tarefa menos complicada e que a recuperação de seus dados, caso você seja hackeado, seja possível.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Faça esse teste de cores e descubra que tipo de pessoa você é [Quiz]

Matéria anterior

7 casos inacreditáveis envolvendo sonambulismo

Próxima matéria

Você pode gostar