Curiosidades

7 hábitos que estão fazendo você se autodestruir

0

Na maior parte do tempo, nos imaginamos vivendo uma vida cheia de realizações, metas alcançadas e fazendo tudo que sempre quisemos fazer, mas a realidade não é bem essa. Às vezes porque os caminhos que a vida nos faz percorrer são diferentes daqueles que nós imaginamos e às vezes porque nós mesmos nos colocamos para baixo e nos impomos barreiras que não existem.

Essa atitude de querer para de se preocupar com as coisas e viver mas ser impedido pela falta de força para agir, ou até mesmo pelo sentimento de falha que vem à cabeça é prejudicial somente à nós mesmos. Enquanto criamos ilusões da vida que queríamos viver nos prejudicamos. Alguns hábitos são autodestrutivos e listamos alguns dele aqui para você ver se você ou alguém que você conhece as comete.

1 – Voz interior

Todos nós temos uma voz interior e às vezes ela pode não ser nossa melhor companheira. Adiar coisas que queremos fazer por medo de falhar, ou construir vários argumentos lógicos para não fazer algo é um hábito destrutivo. Normalmente, essa crítica que fazemos na nossa cabeça nos humilha e mina nossa autoestima. Uma das frases mais comuns de se pensar é “o que as pessoas vão dizer?” ou ainda “não vou conseguir”.

2 – Ilusão

Outro hábito destrutivo é fingir que está fazendo algo quando na verdade não está. Como por exemplo, decidir escrever um livro mas nunca se sentar para escrevê-lo. Por mais que você já tenha um começo de história na cabeça, você começa a ler outro autor para se inspirar, estudar regras gramaticais, ver filmes para mais inspirações. Você faz tudo isso e diz para as pessoas que está escrevendo um livro, mas a verdade é que não está. Essa ilusão se parece com a procrastinação e vem pelo medo do fracasso, da responsabilidade e falta de recompensas instantâneas.

3 – Ocupação

É normal se preocupar ou ficar ansioso antes de um evento importante, mas às vezes esses hábitos são autodestrutivos. Não conseguir ficar sozinho com seus próprios pensamentos e sempre arrumar uma ocupação, seja ouvindo música, vendo televisão, ou conversando fiado é uma forma de escapar e não querer lidar com algo. Esse hábito não te ajudará a lidar com a ansiedade.

4 – Solidão

Ter momentos sozinhos é bom, mas a solidão pode ser um hábito destrutivo. Quando a solidão é agravada, ela se engaja em uma autodestruição e não permite que sua vida mude. A interação social está relacionada à satisfação com a vida. Então é sempre bom se rodear de pessoas para que sua vida seja mais feliz.

5 – Pequenos prazeres

Desde que ganhamos dinheiro, aprendemos a economizar e claramente isso é uma coisa boa, mas em alguns momentos isso pode ser autodestrutivo. Ir em algum lugar e pensar “eu podia viver sem isso”, “eu podia gastar esse dinheiro com outra coisa”, você está se privando de pequenos prazeres que não te prejudicarão, além de fazer com que sua culpa aumente. O controle sempre é bom, mas ele tem que vir atrelado com o sentimento de poder aproveitar a vida também.

6 – Discussão

Dizer o que pensa é sempre bom e quando você quer entrar em uma briga com alguém é um sinal de que estão acumuladas agressões e irritações que precisam ser jogadas para fora. Agora, se você entrar em uma disputa com alguém que tem algum tipo de poder sobre você, como um chefe, por exemplo, é um comportamento autodestrutivo já que isso pode tornar sua vida mais difícil.

7 – Desculpas

A modéstia é uma qualidade, mas ela também pode levar alguém para hábitos destrutivos e fazer com que uma pessoa fique mal por quaisquer privilégios ou benefícios que ela tenha. O hábito de sempre pedir desculpas é uma polidez imaginária e esse hábito traz consigo sentimentos de culpa, vergonha e insegurança.

Autor de Attack on Titan revela último quadro do mangá

Artigo anterior

Diretor de Detetive Pikachu explica a ausência de Ash no filme

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido