EntretenimentoFatos Nerd

Entenda o final de “Interestelar”

0

“Interestelar” é uma das grandes produções de ficção científica dos últimos anos. O filme de Christopher Nolan é ambientado em um futuro distópico, em que as reservas naturais da Terra estão acabando. A missão de Cooper (Matthew McConaughey) é procurar um Planeta B para a população, junto com os personagens Brand, Jenkins, Doyle e os robôs TARS e CASE.

Neste processo, ele passa por dimensões e planetas diferentes até chegar ao final do filme. De alguma forma, a equipe de Cooper encontra o planeta, no entanto, o resultado pode ser confuso para os telespectadores.

O espaço-tempo do buraco negro 

Foto: Divulgação

Depois da confusão com o Dr. Mann, Cooper acredita que a melhor opção é usar a energia gravitacional do buraco negro Gargantua para tentar catapular uma parte da nave, com Brand no comando, para o planeta Edmunds. Já o líder da equipe seria lançado para dentro do buraco negro.

O objetivo era salvar a cientista e dar a oportunidade dela chegar na última opção de planeta, que poderia ser considerado habitável para os humanos.

O cálculo apresenta que se passaram 51 anos durante a viagem pelo buraco negro. Por isso, enquanto para Cooper são apenas alguns minutos, para o resto da humanidade foram cinco décadas de evolução, o que é apresentado nas cenas seguintes.

Cooper dentro da Gargantua

Foto: Divulgação

Um dos momentos mais emocionantes de Interestelar ocorre dentro do buraco negro. O plano de Cooper era que mesmo se morresse e o TARS fosse destruído, que o robô conseguisse enviar informações valiosas sobre um buraco negro, ajudando os cientistas na Terra a resolver a equação para salvar a população.

No entanto, ao invés de ser esmagado pela Garagantua, Cooper acaba indo parar dentro de Tesseract, que pode ser descrito como uma projeção da vida humana na quinta dimensão.

A equipe envolvida na produção do filme encontrou uma forma simplificada e quadridimensional para explicar para o telespectador o que acontece dentro do buraco, ao mesmo tempo que tentava manter a fidelidade científica.

Quinta dimensão

Foto: Divulgação

A projeção em que ele fica “preso” é a estante de livros do quarto de Murphy, local que usa para mandar uma mensagem para filha, as mensagens que o “fantasma” manda para ela no começo de Interestelar. Com isso, entende-se que ele mesmo estava mandando uma mensagem para o Cooper do passado não ir para a missão.

Segundo TARS, os dois foram salvos por “eles”, que criaram de uma forma tridimensional um universo da quinta dimensão para que Cooper entendesse e se comunicasse com a filha. “Eles” são uma versão futura dos humanos que já conseguem viajar em todas as cinco dimensões.

A projeção foi originada para que Cooper pudesse repassar informações importantes para a filha ter a chave para salvar a humanidade. Depois de várias tentativas de mudar o passado, TARS comenta que eles o trouxeram para solucionar o futuro. Com isso, ele começa a passar as informações necessárias para a filha.

Após isso, a projeção começa a desmoronar, visto que já havia cumprido o propósito criado por “eles”.

O que ocorre depois da mensagem?

Foto: Divulgação

Portando as informações e os dados enviados do buraco negro, Murphy encontra uma forma de desenvolver uma colônia espacial para os humanos sobreviverem fora da Terra, local em que Cooper vai parar. O local foi nomeado como Cooper Station, uma homenagem de Murphy para o pai.

Quando acorda, ele tem a oportunidade de se despedir da filha, uma idosa à beira da morte que ficou hibernando à espera do pai para poder se despedir. Nesse momento, Murphy passa para Cooper as coordenadas para procurar Brand.

Busca por Brand

Foto: Divulgação

As cenas finais do filme Interestelar mostram Cooper fazendo todos os preparativos para ir encontrar Brand. A cientista está em Edmunds, porém o responsável por investigar aquele planeta já havia morrido.

Ao tirar o capacete, a cientista descobre que é possível respirar em Edmunds, comprovando que o planeta é habitável e pode se tornar a casa dos humanos.

Para aguardar por Cooper, acredita-se que ela tenha hibernado em uma das máquinas da Nasa, continuando com a mesma idade quando Cooper a encontra.

Fonte: TecMundo

Dente de Mamute de 12 mil anos é leiloado por pescador

Artigo anterior

Por que a carne vermelha está perdendo espaço no prato brasileiro?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido