Curiosidades

Área 51: um dos lugares mais secretos da Terra

área 51
0

A Área 51, criada em 1955, faz parte de uma enorme base da Força Aérea dos Estados Unidos, chamada Nellis. É proibido se aproximar dessa área, localizada no deserto de Nevada (ao norte de Las Vegas), assim como não é permitido qualquer tipo de sobrevoo na região. São muitos os boatos que permeiam a Área 51, já que o governo não faz questão de esclarecer alguns mistérios que a envolvem.

área 51

Getty Images

Por 58 anos, os Estados Unidos negou a existência da Área 51. Ou seja, por mais de meio século o governo ocultou que o local era utilizado e o que de fato acontecia ali. Até que, em 2013, as autoridades do país liberaram um documento revelando que o lugar serve para desenvolver aviões secretos.

As teorias envolvendo a Área 51

A mais famosa história sobre a Área 51 aconteceu em 1947, em Roswell, no Novo México (Estados Unidos). Conta-se que um OVNI teria caído em uma fazenda da região e que os destroços foram levados para a base. O objetivo era usar as peças e montar uma nave igual. Uma teoria da conspiração diz até que os alienígenas sobreviventes ainda estão lá (existem aqueles que acreditam fortemente nisso).

Creative Commons

Outros afirmam ter visto ovnis acima ou perto do local, enquanto alguns dizem que foram sequestrados por alienígenas e até foram analisados antes de serem devolvidos à Terra. Mais de 40 anos após o primeiro grande boato, já em 1989, um homem chamado Robert Lazar afirmou ter trabalhado com tecnologia alienígena dentro da Área 51. Ele afirmou ter visto fotografias médicas de alienígenas e que o governo usou a instalação para examinar ovnis.

Por outro lado, embora pareça história de filme, há alguns adeptos da teoria de que o lugar seja, na verdade, a entrada para um reino subterrâneo, onde tropas norte-americanas lutariam contra alienígenas. Outra lenda diz que, sob a terra, existem laboratórios de pesquisas e túneis que ligam várias cidades.

A região atualmente

As informações oficiais são poucas, mas acredita-se que os militares dos Estados Unidos continuem utilizando a Área 51 para desenvolver aeronaves de ponta. À BBC, Annie Jacobsen, que escreveu sobre a história da Área 51, afirmou que alguns dos programas de espionagem mais avançados do mundo estão no local.

área 51

VEJA

A Força Aérea, por sua vez, informou que a Área 51 “é um campo de treinamento restrito”. Mesmo assim, os mistérios que envolvem a região ainda adquirem grandes proporções, já que os funcionários da área assinam um contrato concordando em manter em segredo tudo o que ocorre ali. Os prédios sequer têm janelas.

Aliado a isso, o fato de ninguém sem autorização poder se aproximar deixa tudo ainda mais intrigante. O público em geral é mantido afastado da região por sinais de alerta, vigilância eletrônica e guardas armados. A Força Aérea já publicou um comunicado dando um alerta para quem insistir em ultrapassar as barreiras determinadas. “A Força Aérea dos EUA está sempre pronta para proteger a América e seu patrimônio”, dizia o comunicado.

No entanto, agora a região está visível em imagens de satélite. As poucas imagens aéreas disponíveis mostram que a Área 51 é uma base como outra qualquer: tem hangar para aeronaves, pista de pouso, portaria, antenas de radar, edifícios e até um campo de beisebol.

Gabriel Zeifman

A instalação fica ao lado de duas outras áreas militares restritas: a Área de Testes de Nevada, onde as armas nucleares dos Estados Unidos foram testadas das décadas de 1950 a 1990, e a Faixa de Teste e Treinamento de Nevada. Toda essa área abrange mais de um milhão de hectares. Se dentro dos prédios são realizadas atividades que extrapolam os testes e desenvolvimento de aeronaves, nós nunca saberemos.

Fontes: Recreio UOL e BBC

O maior pitbull do mundo é babá de crianças

Artigo anterior

Mansão de Bruce Willis no Caribe está à venda por R$ 192 milhões

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido