Entenda o motivo da Geleira do Juízo Final levar esse nome

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      08/05/18 às 13h34

As geleiras são muito importantes para a manutenção da vida humana, por mais que pareçam estar bem distante de nós. E, por isso, estuda-las tem sido cada vez mais importante para a compreensão do aumento do nível do mar. O que acaba influenciando diretamente em inúmeras outras questões do nosso planeta Terra. Colocando em risco cidades e ecossistemas costeiros, devido o aumento do seu nível e a maior frequência de tempestades que ocorrem por conta da sua elevação.

Acontece que, mesmo o seu estudo sendo muito importante para a compreensão do aumento do nível do mar e de outros fatores, muitos deles acabam sendo deixados de lado por conta de alguns empecilhos. Tais como o fato de que não estão "no caminho" para outros lugares e acabam sendo esquecidos. Mas, pesquisadores da Penn State pretendem mudar isso e trazer novas respostas sobre o assunto.

A 'geleira do juízo final'

Aparentemente, a geleira de Thwaites, conhecida como 'geleira do juízo final', teria sido subestimada durante muito tempo e agora gefra preocupações. Ela é do tamanho da Pensilvânia e a sua dimensão deixa claro os problemas que podem, futuramente, serem ocasionados por ela. E, na tentativa de descobrir as consequências no aumento do nível do mar que ela poderá gerar com o seu colapso, uma equipe de pesquisadores da Penn State irá em uma expedição para estudar a geleira.

Como você já pode estar imaginando, ela recebe esse nome devido a sua enorme contribuição com o aumento do nível do mar em nosso planeta. O projeto recebeu US $ 25 milhões em financiamento, no mês passado, para executar a pesquisa. De acordo com o professor de geociências da Penn State, Sridhar Anandakrishnan, o derretimento da geleira pode causar o aumento global do nível do mar em 3 metros, no próximo século. Esse aumento, em nível global, pode ser mais drástico do que muitos imaginal e não vai demorar muito para acontece.

A geleira já é responsável por 4% do aumento no nível do mar da Terra e os estudos podem ajudar a compreendê-la melhor. Já que, no futuro, a 'geleira do juízo final' pode ser responsável por inundar as costas do nosso planeta. O que, infelizmente, dá todo o sentido ao nome. Radares e sensoriamento sísmico serão utilizados pela equipe para estudá-la, assim como a sua interação com a rocha abaixo dela. Isso porque a sua espessura de 2 quilômetros impedem que outros métodos sejam eficientes. Esperamos que, com o estudo, soluções se tornem mais evidentes e impeçam que a 'geleira do juízo final' dê um real sentido ao seu nome. O que acharam?

Via   StateImpact     Vice  
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+