Curiosidades

Erros que você comete ao fazer compras no supermercado

0

Existem algumas tarefas do dia a dia que mesmo que sejam essenciais, não são todas as pessoas que gostam. Uma delas é ir ao supermercado. Por mais que essa atividade pareça não ter nada de mais, é normal que as pessoas cometam erros no momento de fazerem suas compras. E muitas vezes, elas nem sabem dos erros que estão fazendo.

Eles podem não somente comprometer a qualidade dos produtos escolhidos, como também não se planejar ou não ter total atenção, o que pode resultar em gastos desnecessários. Além disso, o desperdício de alimento também pode ser uma realidade, já que existe a possibilidade de a pessoa ter comprado mais do que o que precisava e com produtos perto da sua data de validade.

Então, veja alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem no momento das compras e como evitá-los.

Erros no supermercado

Catraca livre

1 – Não fazer lista de compras

Pode parecer algo que uma mãe falaria, mas fazer uma lista de compras antes de sair para o supermercado é uma estratégia que realmente funciona. Isso porque com ela, a pessoa evita gastos desnecessários e compras por impulso, especialmente com relação a alimentos com teor calórico alto.

Para fazer a lista a pessoa deve olhar o que tem em sua dispensa e na geladeira. E outra vantagem da lista é que com ela a pessoa otimiza seu tempo. Até porque, ela saberá exatamente o que precisa e quais lugares do supermercado tem que ir para pegar os itens.

2 – Não planejar refeições da semana

Saber como serão as refeições da semana ajuda a pessoa a não errar na sua lista de alimentos. Para isso, a pessoa pode fazer um cardápio por semana com o café da manhã, almoço, jantar e lanches entre essas refeições. Nesse momento é importante levar em conta as preferências alimentares, restrições e objetivos.

Outra dica para o cardápio dar certo é variar os alimentos para que todos os nutrientes essenciais estejam sendo consumidos.

3 – Ir ao supermercado com fome

Um erro bem comum é a pessoa ir ao supermercado com fome, porque assim existe uma tendência maior de ela escolher itens desnecessários, menos saudáveis e mais calóricos, como por exemplo, ultraprocessados, doces, salgadinhos e refrigerantes.

Consequentemente, ela também terá gastos desnecessários. Por isso que o ideal é ir fazer as compras depois de uma refeição, para que possa comprar sem pressa e avaliar a real necessidade de determinado produto.

4 – Esquecer de olhar os rótulos

No rótulos estão as informações a respeito dos ingredientes e das calorias dos alimentos, o que ajuda na escolha dos que têm uma qualidade nutricional melhor. E hoje em dia, existe uma lupa indicando sinais de alerta no consumo do alimento. Isso ajuda a identificar coisas como sódio, açúcar e gorduras saturadas em excesso.

5 – Comprar ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por um maior processamento industrial e têm uma concentração alta de açúcares, gorduras, substâncias sintéticas e conservantes.

Tudo isso tem o objetivo de que eles durem mais, e tenham mais sabor, cor e textura. Mesmo que esses alimentos sejam atrativos, eles devem ser evitados, porque consumir muito deles está relacionado com várias doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade e câncer.

6 – Não olhar a validade

Um erro bem comum no momento das compras no supermercado é esquecer de olhar a data de validade dos produtos comprados. Isso porque se a data for próxima do momento da compra, pode ser que a pessoa não consiga consumir o alimento a tempo. O que leva a um desperdício ou, se o alimento for ingerido, uma possível intoxicação alimentar.

7 – Comprar alimentos perecíveis em excesso

Outro erro que deve ser evitado é comprar muitos alimentos perecíveis que são os que têm que ficar refrigerados ou têm um tempo menor de validade. O recomendável é comprar menos desses alimentos, especialmente se a pessoa morar sozinha.

8 – Não comprar alimentos da estação

Quando determinado alimento está na época da sua colheita, isso quer dizer que eles de desenvolvem melhor, têm uma produção maior, preço, aparência e sabor melhores, além de ter um teor nutricional maior.

Por conta de tudo isso, o mais comum é que eles estejam mais baratos no supermercado. E como estão em sua época, eles tendem a crescer de forma natural sem precisar de tantos produtos químicos. Por isso que não comprá-los é um erro.

9 – Não ficar atento à frequência das compras

O ideal, para as pessoas que têm mais tempo, é ir ao supermercado uma vez por semana e comprar as coisas mais frescas e com uma qualidade melhor. Outro ponto a ser levado em consideração é aproveitar as promoções que são feitas pelos supermercados.

Fonte: VivaBem

Imagens: Catraca livre

Quase 4 em 10 adolescentes brasileiros pulam o café da manhã. Entenda o motivo e por que é um problema

Artigo anterior

Veja como está a corrida espacial após pouso do Japão na Lua

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido