Curiosidades

Essa é a cor mais feia do mundo

0

Todas as cores têm a sua beleza particular. Mas se fosse para escolher uma, para ser a mais feia do mundo, uma ou outra poderiam se destacar. Você provavelmente já ouviu falar sobre a escala Pantone, certo? A Pantone é uma empresa americana, conhecida pelo seu Sistema de Correspondência Pantone, um sistema padronizado de reprodução de cores. Com essa padronização de cores, designers, gráficas e outras empresas do mundo inteiro que trabalham com cores, conseguem chegar a um resultado exatamente igual, sem alterações ou diferenças.

Cada coloração que existe é descrita pela sua localização nessa escala. Por exemplo, o PMS 130 é o que entendemos como amarelo ocre. Para se ter uma ideia da relevância dessa escala, até os países já a utilizam, para especificar as cores exatas de suas bandeiras. No entanto, os números de cores e valores da Pantone são propriedade intelectual da empresa. Sendo assim, o seu uso gratuito não é autorizado. Levando em consideração essa escala de cores, a cor Pantone 448 C é tida como a “mais feia do mundo”. Ela é descrita como um marrom escuro monótono.

A cor mais feia do mundo

Para ter uma noção do quão desagradável a cor Pantone 448 C é, ela foi até eleita por vários países, para ser a cor de fundo de embalagens de cigarro. Justamente por sua tonalidade, remeter a muco e excrementos. Desde 2016, ela é usada para tentar dissuadir o consumidor de usar produtos como o cigarro.

A Austrália, Nova Zelândia, França, Reino Unido, Israel, Noruega, Eslovênia, Arábia Saudita e Turquia já adotaram essa cor com esse propósito. E a Organização Mundial da Saúde ainda recomenda, a todos os outros países, que façam o mesmo.

Originalmente, essa cor era conhecida como “verde azeitona’. No entanto, os produtores de azeitona de vários países solicitaram formalmente a mudança dessa discrição. A justificativa era que a associação, com essa cor em particular, pudesse causar uma queda na venda do fruto da oliveira.

Cor do ano

Desde 2000, a empresa elege a “Cor do Ano”, que dita tendências, influenciando a moda, arquitetura e design em geral. Em 2016, a febre por produtos da cor Rose não foi por acaso. Eletrodomésticos, relógios de pulso, capinhas de celular, malas, sapatos e até decoração de banheiro desta cor invadiram o mercado. Isso, porque a Rose Quartz foi a Cor do Ano de 2016.

Como já era de se esperar, algumas cores no entanto são mais ou menos aceitas pelo público do que outras. E de fato a Rose Quartz de 2016 foi um grande sucesso. Tanto que continuou popular nos anos de 2017 e 2018. Ela acabou ofuscando as cores Greenery e Ultra Violet, eleita as cores dos anos em questão.

Em 2020, a Cor do Ano é o Classic Blue, um tom de azul escuro sóbrio e elegante. A escolha da cor que será o tema da temporada é feita a partir de uma análise de tendências da indústria de entretenimento e arte.

Levando isso em consideração, podemos dizer com certeza que a 448 C nunca irá ser eleita a Cor do Ano pela Pantone. No entanto, ela não deixa de ser uma coloração e uma bastante útil em várias situações específicas.

10 comentários mais épicos da Fatos Desconhecidos #63

Artigo anterior

Vaga-lumes enfrentam extinção devido à perda de habitat, pesticidas e poluição luminosa

Próximo artigo