Curiosidades

Por que o arco-íris não tem preto, marrom e cinza?

0

Um dos fenômenos mais interessantes e fascinantes que acontecem na natureza é o arco-íris. Tanto é que, independentemente da idade que a pessoa tenha, é praticamente impossível ela não olhar e se maravilhar com as cores cruzando o céu. Como é uma coisa relativamente comum de acontecer, todas as pessoas sabem as cores que o compõem. Mas poucos podem ter se perguntado o motivo de arco-íris não ter cores como o marrom e cinza. Por que isso acontece?

O que muitas pessoas esquecem é que a luz viaja em ondas. E cada cor do arco-íris tem um chamado “comprimento de onda” diferente. Isso quer dizer que a distância entre os topos da onda é um comprimento diferente em cada uma das cores. Indo do violeta, que tem o comprimento de onda mais curto, até o vermelho, o mais longo, todas as cores são chamadas de “espectro visível”.

Já as gotas de chuva agem como pequenas bolas, e não com um formato de lágrima como normalmente é visto nos desenhos. Justamente por isso que quando a luz atinge uma dessas bolas de água ela consegue mudar sua direção. Isso é chamado de refração.

Cores

Zona curiosa

 

E cada comprimento de onda é refratado por uma quantidade um pouco diferente. Por isso que se a luz atinge uma gota de chuva no ângulo certo, a refração separa os comprimentos de onda nas diferentes cores. E como muita luz é refratada pelas gotas de chuva, o que vemos são as cores do arco-íris no céu.

Quando as pessoas são ensinadas a respeito do arco-íris, é dito que ele é composto por sete cores. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Contudo, isso é uma forma bem simplista de explicar o fenômeno e não conta a história toda.

Na realidade, várias cores se misturam de uma maneira que fica difícil dizer onde uma cor termina e onde começa a outra. Por isso que, na prática, existem outras cores entre elas, como por exemplo, o turquesa, que fica entre o azul e o verde.

Como o azul e o verde são próximos um do outro no espectro de cores, é possível ver o turquesa bem onde eles se misturam. Contudo, algumas cores se formam pela mistura de cores que não estão perto umas das outras no espectro, como por exemplo, o marrom.

No caso do marrom, ele se forma pela mistura do vermelho com o verde. Mas como no arco-íris essas faixas de cores não estão próximas, a cor não é vista no céu. Esse é o mesmo caso para várias outras cores que também não são vistas porque as faixas de cores que as resulta não estão próximas no arco-íris.

Nunca no arco-íris

Zona curiosa

Mesmo assim, tem duas cores que não seriam vistas no arco-íris por outros motivos além da mistura de cores, são elas: o preto e o branco. Isso acontece porque o preto é a ausência de cor, então, ele é visto quando não existe luz nenhuma. Já o branco é uma mistura de todas as cores. Mas quando a luz é refratada pelas gotas da chuva, ela acaba separando a luz branca no espectro visível, o que quer dizer que ela “deixa de ser branca”.

Além dessas cores também existe o cinza, que é a mistura do branco e do preto. E como essas duas cores nunca serão vistas no arco-íris, as cores que são uma mistura dos dois também não serão vistas.

Fonte: Zona curiosa

Imagens: Zona curiosa

Tira de Möbius: problema de 50 anos é solucionado por matemático

Artigo anterior

Você sabia que fisicamente é impossível encostar em algo ou alguém?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido