• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Essas foram as descobertas feitas em Marte que apontam suposta origem da vida na Terra

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      30/10/17 às 18h13

Muitos se perguntam de onde veio a vida e como surgiu os primeiros organismos que habitaram nosso planeta. A NASA talvez tenha achado uma possível resposta para essas perguntas. Essas respostas se encontram ao sul de Marte. Teoricamente o planeta vermelho já possuiu um enorme oceano. Não só isso, o planeta teria um grande índice de atividade vulcânica. A combinação desses dois fatores seriam as causas do que conhecemos como vida aqui na Terra. Em outras palavras, observando os resquícios desses mares e vulcões de Marte, podemos ter uma ideia de como foi o nascimento dos seres que evoluíram e se tornam o que nós somos hoje em dia.

A Fatos Desconhecidos traz hoje para você mais uma teoria da origem das espécies, porém vista dentro do contexto de outro planeta, cujas condições foram muito similares ao da nossa Terra há bilhões de anos atrás. Marte pode ser a resposta para entendermos a origem de toda a vida na Terra?

De onde veio a vida?

Pesquisadores da NASA identificaram grandes relevos oceânicos ao sul de Marte e acreditam que esses locais possam ter sido formados por água termal.  Esse grandes oceanos de água aquecida teriam tido grande influência nas antigas atividades vulcânicas do planeta. Acredita-se que a muito tempo atrás Marte possuía um imenso oceano.

Cientistas creem que essa descoberta pode ser um grande passo para entender a origem da vida na terra. A combinação de atividades vulcânicas mais essa imensas bacias de água formam condições muito similares aos dos primeiros dias de vida na terra. Dessa forma os cientistas podem estudar mais afundo a origem dos organismos de nosso planeta. Marte não possui mais vulcões ativos ou oceanos a cerca de 3.7 bilhões de anos atrás segundo cientistas.

Bacia de Eridania

Cientistas acharam uma grande quantidade de depósitos minerais dentro desses relevos oceânicos em uma das partes mais antigas de marte, a bacia da Eridania. Os pesquisadores da NASA acreditam que a bacia da Eridania possui um enorme oceano profundo, composto de águas termais. Esse seria um ambiente perfeito para encontrar formas de vida que não dependessem de uma atmosfera, somente de água, calor e rochas.

Estima-se que esse oceano teria acerca de 210.000 quilômetros cúbicos de água. A bacia representa uma grande passo para o entendimento da origem da vida na terra e não só isso, abre novas oportunidades para pesquisas astrobiologicas em  Marte.

A Exploração

Essa região de Marte anda sendo explorada desde 2006. Laurel Maryland, da Universidade de Física Aplicada John Hopkins,  projetou e opera a CRISM (Compact Reconnaissance Spectrometer for Mars), aparelho que identifica minerais da Bacia da Eridania e é utilizado para coletar os dados citados acima.

Quem coordena essa missão é a NASA em sua divisão na Pasadena, Califórnia. Ela está ligada ao seu diretório em Washington, que tomou a iniciativa da missão.

E aí, o que achou da matéria? Você acredita que já possa ter havido vida em Marte? Deixe seu comentário e ate a próxima.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+