Essas foram as revelações do maior estudo já feito sobre exercícios físicos e boa forma
Tempo de leitura:3 Minutos, 42 Segundos

Essas foram as revelações do maior estudo já feito sobre exercícios físicos e boa forma

Todos nós sabemos sobre a importância de fazer exercícios físicos constantemente. Isso porque essa rotina produz melhorias, não somente estéticas, como também condicionamento para o praticante. Especialistas recomendam ao menos uma caminhada por dia, pois aumenta a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e abaixa o hormônio do estresse.

Embora todos saibam os benefícios que os exercícios trazem para a boa forma, a relação entre diferentes tipos de exercícios e a melhora nos índices de condicionamento físico e boa forma ainda não são completamente entendidos.

Então, com o objetivo de se conhecer mais sobre isso, os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston fizeram um estudo amplo. Ele foi feito com mais de dois mil participantes. Ele foi o maior estudo já feito para entender essa relação.

Estudo

Por mais que o estudo tenha sido feito com o objetivo de avaliar os resultados com relação ao condicionamento físico e boa forma, o condicionamento tem uma influência grande na saúde. Além de também estar relacionado com um menor risco de doenças cardiovasculares.

A conclusão que o estudo chegou foi que os exercícios intensos melhoram mais o condicionamento físico e a boa forma do que as atividades mais leves. Como por exemplo, contar passos.

Se viu que os exercícios intensos são três vezes mais eficientes para melhorar o condicionamento do que somente caminhar. E são 14 vezes mais eficientes do que diminuir o sedentarismo no dia-a-dia com atividades corriqueiras. Como por exemplo, levantar para trocar o canal da TV e subir escadas ao invés de ir de elevador.

Exercícios físicos

Essa conclusão pode parecer uma coisa óbvia, mas na realidade existem vários detalhes que a pesquisa se aprofundou. Por exemplo, uma pessoa que fica o dia inteiro sentada no escritório pode compensar esse tempo fazendo exercícios mais intensos? Como a saúde dela irá se comparar com a de uma pessoa que tem um trabalho com mais atividade física, mas não se exercita fora do trabalho?

Outra incerteza era se o número de passos dados por alguém no dia fazia realmente alguma diferença em seu condicionamento físico. A conclusão do estudo foi que sim. E isso foi visto em todos os gêneros, faixa etárias e condições de saúde.

Além disso, os pesquisadores descobriram que as pessoas que tem um número de passos a mais do que a média diária e praticam exercícios mais intensos em um curto período também tem um condicionamento físico acima da média. Isso independente de quanto tempo elas ficam sentadas.

O que mostra que é sim possível compensar o malefício do sedentarismo durante o dia. Com o aumento da atividade física e exercícios em outros momentos.

Análises

O estudo também analisou como o corpo responde a intensidades diferentes de atividades físicas durante o começo, meio e pico de um exercício. Com isso, os pesquisadores descobriram que os exercícios de alta intensidade também são mais benéficos do que as caminhadas leves na melhora da capacidade do corpo de começar a manter níveis mais baixos de atividade.

De acordo com Matthew Nayor, professor de cardiologia da Universidade de Boston que liderou o estudo, uma outra dúvida que eles tinham era quais eram os impactos dos hábitos passados relativos à saúde física e o nível de bem estar da pessoa em seu presente.

“Descobrimos que os participantes com altos índices de atividade em um primeiro momento, mas baixos níveis de atividade cerca de 8 anos depois, tinham níveis equivalentes de condicionamento. Isso sugere que possa talvez haver um ‘efeito memória’ de atividades físicas praticadas no passado com o atual índice de boa forma”, disse Nayor.

Importância

O autor principal do estudo ainda destaca que, mesmo com a conclusão de que atividades físicas mais intensas são melhores para o condicionamento, isso não exclui e torna desnecessárias as atividades leves.

“Nosso estudo confirmou que atividades leves também melhoram o condicionamento físico. E isso é muito importante especialmente para os mais velhos ou para pessoas que têm condições médicas que as impedem de fazer atividades mais intensas. Mas se o seu objetivo é melhorar a boa forma, realizar pelo menos um exercício mais moderado ou intenso é três vezes mais eficiente. Isso com relação a uma pessoa que caminha muito, por exemplo”, concluiu ele.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-58811111?at_medium=custom7&at_custom2=twitter&at_custom3=BBC+Brasil&at_custom4=0549AF08-269A-11EC-9892-C03416F31EAE&at_custom1=%5Bpost+type%5D&at_campaign=64

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione o atalho da Fatos na sua home
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.