Ciência e TecnologiaCuriosidades

Essas são algumas coisas asquerosas que você come (E a ANVISA permite)

0

A alimentação é um dos deveres mais difíceis de conseguirmos seguir corretamente. Principalmente nos dias de hoje, com tantos produtos processados, industrializados, modificados e afins. Manter uma vida saudável é um desafio para muitos, além de ser um estilo de vida a ser seguido.

Os fast-food são a opção de muitas gente, ao redor do mundo por serem rápidos, práticos, baratos (pelo menos em muitos lugares) e, por vezes, viciantes. Infelizmente, são alimentos que estão a milhares de léguas de serem saudáveis. Mas, até onde eles se diferenciam dos outros alimentos?

Obviamente, não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem. E, foi pensando nesse interesse que a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com algumas coisas asquerosas que você come e, por incrível que pareça, são permitidas pela Anvisa. Confira:

1 – Sorvete de besouro

01

Alguns produtos, como sorvetes, iogurtes e recheios de bolachas possuem um corante chamado carmim de cochonilha. Esse produto é extraído da fêmea do Cochonilha, um inseto que possui o nome científico de Dactylopius Coccus. Apesar de parecer “nojentinho” os especialistas garantem que o corante não faz qualquer mau à saúde e é totalmente natural.

2 – Carnes medicadas

02

O Ministério da Agricultura, a não muito tempo, legalizou o uso de “beta-agonistas” na produção de carne bovina. Esses medicamentos são os chamados “produtores de crescimento”, alguns são a ractopamina e o zilpaterol. Curiosamente, essas duas substâncias são proibidas na Europa. O que fez o governo brasileiro prometer à União Europeia que toda carne exportada não conterá a adição desses produtos. Aparentemente, no Brasil o uso dessas drogas passou despercebida pelos órgãos de defesa do consumidor, refletindo no consumo legal dessas drogas, através do consumo de carne.

3 – Salgadinhos transgênicos

03

O Brasil é o segundo maior produtor de alimentos geneticamente modificados. De acordo com dados do Ministério da Cultura, são 30 milhões de hectares de produção desses alimentos. Alguns dos alimentos transgênicos que estão na mesa de (quase) todos os brasileiros são: óleo de soja, manteiga, farinha, molhos, condimentos, misturas para sobremesas, cerais, chocolates, biscoitos, salgadinhos, pães, bolos, macarrão, entre tantos outro. Se você quiser verificar quando um alimento é transgênico basta procurar na embalagem pelo símbolo ?T? preto sobre um triângulo amarelo. Porém, talvez essa busca seja em vão. Apesar de as empresas serem obrigadas a identificarem qualquer produto que contenha mais de 1% de matéria transgênica, são poucas que o fazem.

4 – Kani ou peixe?

Surimi sticks

A culinária japonesa é muito conhecida por possuir uma dieta saudável, utilizando produtos naturais. Porém, se você acha que o famoso “Kani” (carne de caranguejo) que você consome todos os dias é realmente de caranguejo, prepare-se para se decepcionar. Na verdade, hoje em dia, o “kani-kami” se trata de uma receita de processados, constituída de moluscos, crustáceos e carne de peixe processados. Também conhecido como Surimi. Para o sabor típico é utilizado extrato de caranguejo.

5 – Ácidos insolúveis em alimentos industrializados

Woman shopping in supermarket, pushing trolley in aisle

Os alimentos tipicamente industrializados já possuem má fama pode variadas situações. Mas!, você sabia que em qualquer tipo consumido, também são ingeridos 1,5% de cinzas insolúveis em ácido e/ou areia?

6 – Insetos moídos na canela

06

A porcentagem é de 100 fragmentos de insetos para cada 50 gramas de canela em pó. Mas se não te satisfaz, ainda existe a probabilidade de, para essas mesmas 50 gramas, existir 1 fragmento de pele de roedor.

7 – Insetos e massas

07

Eles estão por toda parte. O mais incrível é saber que a Anvisa sabe e permite. Aqui a porcentagem é de 1 para 1. Em 225 gramas de massas é possível encontrar 225 fragmentos de insetos.

8 – Mais insetos, agora no café

08

Seu café sempre tem um gostinho especial? Que você não encontra em nenhum outro lugar? É porque os tipos de insetos de cada região podem ser diferentes! Brincadeiras à parte, eles também estão presentes no café. Agora, a cada 25 gramas você encontra 60 fragmentos de insetos.

9 – Orégano, cinzas, areia e insetos

Dried oregano leaves on wooden spoon

O orégano é um dos temperos mais utilizados pelos brasileiros. Bem, se você achava que precisava de algo mais para dar um gostinho especial a comida, não se preocupe. Em 10 gramas de orégano é permitido que contenha 20 fragmentos de insetos e até 3% de areia ou cinzas solúveis e ácido.

10 – Chá de menta ou hortelã

10

Ou “insetolândia”, parece que a Anvisa não se preocupa muito com a população de insetos habitantes de nossos alimentos preferidos. Aqui, são permitidos até, preste atenção, 300 fragmentos de insetos em 25 gramas de chá. Um pouquinho pior que isso são a permissão de serem encontrados até 5 insetos inteiros e 2 fragmentos de pelos de roedores.

11 – Extrato de tomate

11

Sem mais delongas, são permitidos 1 fragmento de pelo de roedores em 100 gramas e até 10 fragmentos de insetos, na mesma quantidade.

Se você está se perguntando o que esses “fragmentos de insetos” querem dizer, talvez você prefira se manter na dúvida, pois a resposta é bastante cruel. Bem, aparentemente, a Anvisa nos permite ingerir, diariamente, nos mais diversos alimentos, pedacinhos de baratas, moscas, entre outros insetos. Mas, se serve de consolo, pelo menos as baratas são ricas em proteína. Então pessoal, o que acharam da matéria? Conhecem mais algum alimento que não está na lista? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueça de comentar com a gente!

Você pode acertar o nome de 63 personagens de desenhos animados? [Quiz]

Matéria anterior

7 coisas que os homens acham que é sexy, mas que broxam as mulheres

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.