Esse animal está tão perto de ser extinto que só existem 10 vivos

Você já ouviu falar sobre Vaquitas? Não, não se trata de uma vaca anã ou mesmo uma vaca pequena. Não se trata de um bicho terrestre, e sim, aquático. A Vaquita é, na verdade, um golfinho que vive apenas em águas mexicanas e é o mamífero marinho mais raro do mundo.

De acordo com um novo relatório sobre esse animal quase instinto, existem apenas dez vaquitas vivas, o que significa que não vai demorar muito para que ele desapareça da face da Terra de uma vez por todas.

Esses pequenos animais, as Vaquitas, são conhecidos desde 1958, e são encontrados no Golfo da Califórnia, um trecho de mar entre uma parte dos EUA e o resto do México. Os golfinhos em perigo são os menores e mais ameaçados cetáceos da Terra. Em 2017, havia cerca de 30, agora apenas 10 sobreviveram.

Vaquitas em perigo

Em um novo relatório do Comitê Internacional para a Recuperação da Vaquita (CIRVA), foram descritas novas descobertas e se pediu ao presidente mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador, que tome medidas urgentes para proteger a espécie em perigo.

“Dada a gravidade da situação atual, estamos escrevendo para solicitar que você tome medidas imediatas para salvar as espécies de Vaquitas da extinção. A Vaquita está à beira da extinção e, a menos que a ação seja tomada alguma providência agora, a espécie será perdida dentro de alguns meses ou anos durante a sua administração”, dizia o relatório.

A sobrevivência do animal sofre perigo devido à demanda ilegal por outra criatura que compartilha seu habitat, o peixe totoaba. Estes peixes (também ameaçados) são pegos ilegalmente usando redes. Tudo por conta de suas bexigas natatórias, que podem chegar a custar 46 mil dólares por quilo no mercado negro. Elas são secas e contrabandeadas para a China por gangues criminosas. As bexigas natatórias são tão valiosas na China porque, erroneamente, acredita-se que tenham propriedades medicinais.

Nesse processo, a Vaquita acaba sendo pega por tabela, sem nem interessar ao mercado ilegal de fato. Elas são vítimas acidentais no processo de caça ilegal do totoaba, ficando emaranhadas em redes. Embora o governo do México tenha tomado algumas medidas para mitigar o declínio da espécie, como a criação de uma Área de Refúgio Vaquita, ele não fez o suficiente para conter as práticas de pesca que causam sua morte.

Salvação

“Nós enfatizamos que a única esperança remanescente para a Vaquita é eliminar toda a pesca com redes de emalhar na área onde as últimas Vaquitas vivem”, afirmaram os pesquisadores. “Esta não é uma tarefa impossível, já que a área a ser protegida não é grande”, acrescentam, alertando que a pesca ilegal está crescendo e que os agressores estão se tornando cada vez mais violentos em relação aos removedores de redes ilegais, pescadores legais e a Marinha mexicana.

Infelizmente,  no dia 12 de março, as redes ilegais reivindicaram a primeira vítima de 2019, enquanto o grupo conservacionista Sea Shepherd encontrou uma Vaquita presa em uma outra rede dentro do suposto Refúgio Vaquita.

E aí, o que o mundo pode fazer para salvar as Vaquitas? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está torcendo pelas Vaquitas, aquele abraço.

Seguir
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...