Curiosidades

Esses 5 alimentos podem aumentar o risco de câncer

0

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes. Mas sim fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

E do mesmo jeito que uma alimentação saudável nos ajuda, hábitos alimentares pouco saudáveis podem acabar desencadeando doenças hepáticas, renais, cardíacas e oncológicas. Além do que, algumas dessas condições podem ser fatais, como o câncer.

Talvez o câncer seja uma das doenças mais temidas pelo mundo inteiro. Em suma, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado, maligno, de células. São células agressivas e incontroláveis que resultam em tumores ou neoplasias malignas.

Os motivos pelos quais as células cancerígenas se desenvolvem podem ser os mais variados. Como por exemplo, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, exposição ao sol e até mesmo uma alimentação inadequada. Felizmente, evitando esses hábitos é possível diminuir o risco de desenvolver determinados tipo de câncer. Mostramos aqui alguns alimentos que podem aumentar as células cancerígenas para você tentar evitá-los.

1 – Carne processada

As proteínas animais são saudáveis, desde que se consuma com moderação. Contudo, quando elas estão processadas, seja curada, fermentada, defumada, ou outra forma, elas já não se tornam uma opção boa. Até porque, nesse formato, elas podem causar problemas que variam desde o ganho de  peso até o câncer colorretal. Isso acontece por conta do processo que produz um composto que pode ser cancerígeno.

2 – Frituras

Por mais gostoso que se ache, o excesso de frituras também tem que ser evitado. Vários estudos mostram que o composto químico chamado acrilamida, que se forma pelas altas temperaturas da fritura, podem aumentar o estresse oxidativo a a inflamação no corpo. Essas duas coisas estão relacionadas com o crescimento de células cancerosas.

3 – Refinados

Os alimentos refinados, como por exemplo, o açúcar, a farinha ou o óleo também devem ser evitados. De acordo com estudos, o açúcar e carboidratos altamente processados também podem aumentar o risco de estresse oxidativo e inflamação no corpo. O que pode acabar causando câncer de ovário, mama e endométrio.

4 – Álcool e bebidas com gás

 

Esses dois tipos de bebidas são ricos em açúcar refinado e calorias. Justamente por isso que o seu consumo em excesso pode aumentar o número de radicais livres no corpo e acabar causando inflamações. Além disso, isso também pode dificultar o diagnóstico de células pré-cancerosas e cancerígenas.

5 – Enlatados e instantâneos

Outro tipo de alimento que pode aumentar o risco de câncer são os enlatados e instantâneos. Isso porque, se reveste a maior parte das embalagens desses alimentos com uma substância química chamada Bisfenol A (BPA). E quando se dissolve esse composto nos alimentos ele pode causar um desequilíbrio hormonal, alteração no DNA e câncer.

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/saude/nutricao/5-alimentos-que-podem-aumentar-o-risco-de-c%c3%a2ncer/ar-AAP1a1z

Conheça a chamada Torre do Diabo

Matéria anterior

10 clipes que tiveram mais visualizações nas primeiras 24 horas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos