Curiosidades

5 alimentos para prevenir o câncer de próstata

0

Talvez o câncer seja uma das doenças mais temidas pelo mundo inteiro. Quem já perdeu uma pessoa querida por causa dele sabe como a doença traz sofrimento para a vítima e para quem está perto.

Em suma, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado, maligno, de células. São células agressivas e incontroláveis que resultam em tumores ou neoplasias malignas.

Dessa forma, ele é o crescimento desordenado de células, que provocam o aumento significativo na região envolvida. Pode acontecer também de haver a invasão de tecidos e órgãos adjacentes. Em alguns casos, pode acontecer das células cancerosas se espalharem pelo organismo, pelos vasos sanguíneos ou linfáticos e para diferentes partes do corpo. Isso são as chamadas metástases.

Câncer

 

Dentre os cânceres, mais de 1.500 homens morrem anualmente no Brasil por conta do câncer de próstata. Ele é uma doença que demanda cuidado e atenção. Por conta disso, é importante que os homens cuidem da sua saúde. O lado bom é que existem alguns alimentos que podem ajudar nessa prevenção contra o câncer de próstata.

“A alimentação é a melhor maneira para prevenção de doenças, inclusive câncer de próstata. Os alimentos, quando fritos, produzem acroleína, uma substância potencialmente carcinogênica e diretamente relacionada à incidência de câncer de próstata”, explicou Vanessa Caluete, nutricionista da LC Restaurantes.

Além disso, ela diz que o excesso de carne vermelha e pedaços queimados, como por exemplo a crosta da carne de churrasco, assim como corantes, conservantes, acidulantes e adoçantes também podem aumentar o risco da doença.

Contudo, a nutricionista também diz que alimentos como mamão, pimentão, repolho, couve-flor, couve-manteiga e brócolis são aliados para a saúde do homem. Além desses, Caluete fez uma lista com outros cinco alimentos que são aliados no combate ao câncer de próstata.

1 – Tomate

Esse alimento é muito saudável para os homens. É uma fonte de licopeno, que é melhor absorvido pelo corpo quando ele é consumido como molho ou suco. O ideal é que se consuma de três a cinco porções, o que é meio copo ou uma fruta média, por semana.

2 – Romã

Essa fruta é típica do fim de ano, no entanto, é boa o ano todo para o homem. As substâncias ativas na romã têm um impacto na adesão e migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

3 – Goiaba vermelha

A fruta é rica em licopeno, que é um carotenoide inibidor da proliferação das células tumorais.

4 – Alho e cebola

Além de serem temperos maravilhosos para a comida, esses dois alimentos também são ótimos para a saúde do homem. Isso porque, tanto o alho quanto a cebola, têm a capacidade de impedir o crescimento de células cancerosas.

5 – Chá verde

O chá verde tem inúmeros benefícios para a saúde. Um deles é que ajuda na inibição do crescimento de células cancerosas. Estudos mostram que os polifenóis existentes no chá verde podem diminuir, de forma significativa, os níveis de biomarcadores do câncer de próstata.

Essa tecnologia transformou pensamentos de um homem paralisado em palavras

Matéria anterior

Jeff Bezos completou sua viagem ao espaço com sucesso

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar