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Esses ”jatos do futuro” são movidos a células de hidrogênio

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A aviação é um dos setores que parecem que estão sempre se reinventando e indo atrás de melhorias. Um desses exemplos é usar o hidrogênio como combustível. Essa prática está se tornando cada vez mais uma realidade, e não apenas nas montadoras de carro. Na aviação, depois que a Airbus apresentou o seu primeiro motor movido a hidrogênio, a Embraer anunciou seus jatos.

No começo desse mês, a Empresa Brasileira de Aeronáutica apresentou a sequência do chamado Projeto Energia. Ele é composto por quatro aviões chamados de “jatos do futuro”. Todos eles são movidos por energia limpa e têm a capacidade entre 19 e 30 passageiros.

Esses jatos do futuro são parte de um plano da Embraer de conseguir zerar as emissões de poluentes pela indústria da aviação até 2050. De acordo com a empresa, os dois projetos dos propulsores, que são um híbrido-elétrico e o outro hidrogênio-elétrico, dão a possibilidade de um caminho teoricamente realista para que eles consigam alcançar a meta de neutralidade nesse prazo estipulado.

“Estabelecemos metas ousadas, mas realistas, para que esses conceitos cheguem ao mercado. Desde que anunciamos nossos conceitos de Energia no ano passado, estivemos ocupados avaliando diferentes arquiteturas e sistemas de propulsão. As plataformas de aeronaves menores serão produzidas primeiro porque podemos aplicar essas novas tecnologias mais rapidamente do que nas aeronaves maiores”, afirmou Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação.

O vice-presidente sênior de engenharia, tecnologia e estratégia corporativa da Embraer, Luis Carlos Affonso, também ressaltou que com menos de 25 anos os aviões já diminuíram bem seu nível de emissão. Além disso, ele reforçou sua confiança no Projeto Energia. “Embora os desafios sejam significativos, estou convencido de que o net-zero é uma meta que podemos alcançar”, disse ele.

Jatos do futuro

Canaltech

Esses quatro aviões que a Embraer apresentou como jatos do futuro serão movidos à energia limpa. Deles, dois irão ter propulsores híbridos-elétricos e dois hidrogênio-elétricos. E mesmo com os motores diferentes, todos eles irão precisar de uma estrutura para voar a 30 mil pés de altitude e conseguirão suportar temperaturas de até – 60ºC.

Os jatos chamados E19-HE e E30-HE, irão ter propulsão híbrida-elétrica paralela. Com isso, eles prometem alcançar uma redução de emissões de CO2 de até 90% por usarem SAF. Enquanto os E19-H2FC e E30-H2FC, que terão propulsão elétrica a hidrogênio, não vão ter nenhuma emissão de CO2 na atmosfera.

Mesmo com essas diferenças, todos os jatos irão ter motores montados em suas traseiras. No entanto, os que são movidos a células de combustível irão ter asas mais longas. Assim é possível proteger tanto as hélices como as células de combustível.

O objetivo da Embraer é que esses jatos híbrido-elétricas estejam prontos até 2030. E a previsão para os aviões movidos com propulsores a hidrogênio começarem a estar nos céus é um pouco mais para frente, para 2035.

Custo

Flapper

Quando falamos em jatos, sejam eles do futuro ou o que temos no presente mesmo, logo os associamos a riqueza. Quem tem vontade de viajar em estilo tem duas opções: contratar o táxi-aéreo ou ser proprietário de um jato executivo.

Ter um jato pode ser o sonho de muita gente, e nem mesmo todos ricos e famosos têm seus próprios. Nesse sentido, você já se perguntou o motivo? Quanto será que custa ter um jato particular?

Os custos de um jato particular variam muito e são determinados por muitos fatores, como por exemplo, o tamanho da aeronave, a quantidade de vezes que já foi usada, a distância média percorrida, tempo e local de hangaragem e vários outros.

Por conta disso, todo o processo de compra já é complicado porque a maior parte dessas informações são sigilosas. Então, para fazer a simulação de quanto ter um jato particular custa, usaremos dados de empresas que deixam suas despesas abertas.

Tomando como exemplo um jato de porte pequeno, como o Embraer Phenom 100 ou então um Cessna CitationJet, ele terá um custo de cerca de R$ 90 mil a R$ 100 mil mensais para ficar parado em um aeroporto.

Além disso, assim como os carros, os jatos precisam ter seguro. Ele varia de acordo com a franquia que o táxi-aéreo ou proprietário escolheram. Mas ele custa em média R$ 20 mil, em média, podendo passar dos R$ 100 milhões.

Todo o custo fixo médio mensal pode ser entre R$ 90 mil a R$ 120 mil, podendo chegar a R$ 200 mil caso o jato seja midsize ou fullsize.

Fonte: Canaltech, Yahoo

Imagens: Flapper, Canaltech

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