Curiosidades

Esses serão os países mais populosos do mundo em 2100

0

Que a população mundial está crescendo cada dia mais, todo mundo já sabe. No futuro, haverá muito mais pessoas do que hoje, e isso implicará em uma série de problemas para todo mundo. Afinal, o nosso planeta está preparado para suportar tanta gente? E é muita gente mesmo. Segundo um relatório, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), até o final do século, a população mundial chegará aos 11 bilhões de pessoas. Dá para imaginar isso? Serão quase 4 bilhões a mais do que hoje, cuja a população mundial fica em torno dos 7,7 bilhões. E de acordo com essas estimativas, a Terra terá 2 bilhões de habitantes apenas em apenas 30 anos. Mas então, quais serão os países que concentrarão o maior número de habitantes?

De acordo com esse relatório, o maior aumento populacional, nas próximas décadas, acontecerá no continente africano. Até então, no século XXI, os países mais populosos estão na Ásia, mas isso deve mudar até o final do século. Em 2100, pelo menos cinco dos dez países mais populosos do planeta, serão africanos.

Países mais populosos

índia 600x366, Fatos Desconhecidos

Para começar, o maior aumento populacional, já nas próximas décadas, será na Índia. O país deve ultrapassar o número de habitantes até 2027. E embora outros países asiáticos continuem a crescer muito rapidamente, os países africanos terão uma taxa ainda maior.

A Índia e mais oito países serão os responsáveis por metade desse crescimento. Sendo eles, a Nigéria, a República Democrática do Congo, a Etiópia, Tanzânia, Indonésia, Paquistão, Egito e Estados Unidos.

Já outros países, como a China e Bangladesh, devem diminuir a sua população até 2100. Esse diminuição será uma consequência direta de um padrão de vida e educação mais elevados. E desde então, esses já vem baixando, e muito, as taxas de natalidade.

Até 1950, o Brasil ocupava a oitava colocação entre os países mais populosos do mundo. Em 1992, com a queda da União Soviética, o país passou para o quinto lugar, onde permanece até hoje. Mas, já em 2022, a população da Nigéria superará o Brasil, e logo em seguida, a do Paquistão também. Segundo essas estimativas, em 2100, o Brasil terá 190 milhões de habitantes, 20 milhões a menos do que hoje.

Declínio populacional

Populaçao 600x400, Fatos Desconhecidos

Enquanto alguns países crescerão absurdamente, outros estão declinando desde 2010. Pelo menos, 27 países ou áreas sofreram quedas populacionais de pelo menos 1% na última década. E as estimativas são de que, nos próximos 30 anos, um total de 55 países passem pelo mesmo fenômeno.

Essa queda na população de alguns países está ligada em grande parte à queda de fertilidade mundial. Em 1990, existiam 3,2 nascimentos por mulher em todo o mundo, esse número já caiu para 2,5 e deve chegar a 2,2 até 2050. Segundo a ONU, esse fenômeno pode ser até positivo, tendo em vista que poderia ajudar a aumentar o crescimento econômico. Ou seja, permitindo que os países em desenvolvimento investissem mais em educação e saúde.

Outro fator importante é a migração, que se tornou um dos principais motivos do declínio populacional nesses países. Isso devido à demanda de trabalhadores em outras nações. A violência, conflitos armados e a insegurança também geraram uma diminuição no número de habitantes, em lugares como a Síria, por exemplo.

Conheça a capital dos feios

Matéria anterior

7 notícias boas para provar que 2019 não foi só tragédia

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos