Curiosidades

Conheça a capital dos feios

0

O Brasil é conhecido mundialmente por suas belezas naturais e também pelas belas mulheres. Embora a beleza seja algo relativo, vivemos dentro de uma sociedade que padroniza a beleza. Então, tudo o que não se encaixa nesse padrão estético, é considerado feio. Mas nem sempre isso é algo ruim, pelo menos, não nessa cidade italiana, que ficou conhecida como a capital dos feios.

Em um lugarzinho bem escondido, em um vale entre a cordilheira dos Apeninos e o Mar Adriático, no centro da Itália, fica a cidade de Piobbico. Embora Piobbico seja um belo exemplo de uma cidade medieval tradicional, cheia de grandes edifícios de pedra, cercados por florestas exuberantes, ela não é famosa por isso. Com um cenário perfeito, a cidade é famosa pela “feiura” do seu povo. Isso mesmo, a cidade é tida como a capital mundial dos feios, e engana-se quem pensa que eles tem vergonha disso. Muito pelo contrário, eles são muito orgulhosos desse título.

Capital dos feios

Desde 1879, a cidade de cerca de 2 mil pessoas abriga o Club Dei Brutti (“O Clube dos Feios”). Essa é uma associação na qual os membros acreditam que “uma pessoa é o que é, não o que a sua aparência mostra”.

Com o passar dos anos, o que começou como uma ideologia, cresceu para se tornar um movimento mundial. Hoje, a Associação Mundial das Pessoas Feias já conta com mais de 30 mil membros, espalhados por 25 países.

Inicialmente, o Club Dei Brutti foi idealizado para ser um serviço de encontros para mulheres solteiras de Piobbico. Conforme o grupo crescia, os moradores locais assumiram a missão de lembrar à sociedade, que a beleza interior é mais importante do que a beleza física.

Em 2007, Piobbico inaugurou uma estátua, dedicada à pessoas feias na praça central da cidade. “A feiura é uma virtude, a beleza, uma escravidão’, esse é nosso mote”, diz o presidente do clube, Giovanni Aluigi.

Clube dos feios

Hoje em dia, é muito fácil se tornar parte do clube dos feios. Para fazer parte, os membros mais antigos precisam apenas julgar e classificar a “feiura” dos membros em potencial. Esse julgamento pode variar de “não especificado” até “extraordinariamente feio”.

Porém, os membros do grupo não são necessariamente feios. Isso porque o clube está mais interessado em celebrar a beleza interior e não a exterior. E mais do que isso, eles não se preocupam com o que os outros pensam.

Anualmente, no primeiro domingo do mês de setembro, pessoas de todo o mundo se reúnem para participar do Festival Anual dos Feios de Piobbico. No evento, os membros elegem o presidente do clube, inscrevem novos membros. E ainda comem trufas, polenta e massas de origem local. Uma celebração tradicional da feiura.

Em um país, que enfatiza tanto o papel de uma bela figura (“bela impressão”), como a Itália, Piobbico está provando ser um lugar autêntico e nenhum pouco convencional.

Enfim, o que você achou dessa cidade? Já tinha ouvido falar sobre a capital dos feios? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

7 coisas aleatórias mais longas do mundo

Matéria anterior

Esses serão os países mais populosos do mundo em 2100

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.