• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Estudo mostra alta possibilidade de existência de vida extraterrestre em Vênus

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      06/04/18 às 19h17

A crença das pessoas em vidas extraterrestres podem ser divididas em três grupos, aqueles que acreditam, os que duvidam dessa possibilidades e os que simplesmente não se importam com isso. E, já que você abriu essa matéria, vamos considerar que você faça parte de algum dos 2 primeiros grupos. Mas, dependendo da sua opinião sobre o assunto, ela pode acabar se alterando ou se confirmando depois de ler essa matéria.

A busca por uma prova concreta e inquestionável de que a vida alienígena existe em algum lugar do Universo continua ativa, mesmo depois de algumas tentativas fracassadas. E, um novo estudo promovido pela Universidade de Wisconsin, em Madison, parece ter encontrado novas suspeitas sobre o assunto e pretende direcionar seus esforços para o planeta Vênus. Apesar de não ter sido tão considerada anteriormente com essa possibilidade os pesquisadores acreditam ter encontrado provas de que a vida no local seria possível.

A teoria do estudo

As colocações dos cientistas foram apresentadas na revista 'Astrobiology' e nela os pesquisadores sugerem que futuras missões espaciais tenham como objetivo as camadas de nuvens mais baixas do planeta. O motivo para isso é que, apesar de sua superfície ter uma pressão de ar 90 vezes maior que a da Terra e uma temperatura de 465 °C, as nuvens mais baixas de Vênus tem uma temperatura variante entre 60 ° C e 140 ° F, sua pressão e a presença de ácido sulfúrico aerossóis acabam tornando o local propenso a vida.

Apesar de não se ter certeza sobre a existência de vida microbiana nas esferas celestes, incluindo a de Vênus, algumas de suas características similares a da Terra, que propiciam a vida nesta, podem ser um forte indício disso. Além da pressão atmosférica e a temperatura semelhante a da Terra, que a tornam propícia para a vida microbiana, a região mais próxima de suas nuvens contem água, dióxido de carbono e luz solar, componentes necessários para a fotossíntese.

De acordo com os pesquisadores do estudo, mesmo não tendo certeza sobre ela, não seria irracional pensar sobre esta possibilidade. Eles acabaram desenvolvendo câmeras de nuvens similares a de Vênus, em laboratórios, com o intuito de testar a ideia apresentada por eles. Ainda assim, mesmo com os testes, eles afirmaram que a unica forma de se saber com certeza seria analisando-a nos céus do planeta. O que acham? Acreditam que esta possa ser uma possibilidade plausível e que logo saberemos a verdade sobre isso?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+