Steven Spielberg é conhecido por ser a mente genial por trás de Tubarão, Jurassic Park, e outras grandes produções. Contudo, existe uma que para ele é inesquecível porque o diretor não ficou nada satisfeito com o resultado. Tanto que, atualmente, 33 anos depois do lançamento, Spielberg ainda tem vergonha de ter dirigido este filme.
No caso, o filme é “Hook – A Volta do Capitão Gancho”, uma visão particular a respeito da história de Peter Pan. O fato é que Spielberg evitou por anos falar desse filme estrelado por Robin Williams, contudo, em 2011, ele disse em uma entrevista ao Entertainment Weekly que não estava feliz com o filme porque em partes ele não sabia como dar vazão às necessidades de Hook naquela época.
“Há partes de Hook que eu adoro. Estou muito orgulhoso do meu trabalho, até o momento em que Peter cai de paraquedas pela janela para a Terra do Nunca. Tenho um pouco menos de orgulho das sequências da Terra do Nunca porque não me sinto à vontade com aquele mundo altamente estilizado que hoje, é claro, eu provavelmente teria feito com personagens de ação ao vivo em um cenário totalmente digital. Mas não tínhamos a tecnologia para fazer isso na época, e minha imaginação só ia até o ponto de construir cenários físicos e tentar pintar as árvores de azul e vermelho”, disse ele.
Vergonha de Spielberg pelo filme
Contudo, a vergonha de Spielberg por ter dirigido esse filme não parou com essa fala. Nos últimos anos ele foi ainda mais duro com Hook. Depois de dois anos dessa fala , ele deu uma entrevista no programa de rádio Kermode and Mayo’s Film Review e falou ainda mais aberta e sinceramente a respeito do filme.
“Quero ver Hook novamente porque não gosto desse filme de jeito nenhum, e espero que um dia eu o veja novamente e talvez goste de alguma coisa nele”, afirmou.
Depois disso, somente em 2018 que Spielberg voltou a falar com mais detalhes sobre o assunto. Em uma entrevista para a revista Empire, ele disse que nunca esteve confortável fazendo o filme.
“Eu me senti como um peixe fora d’água ao fazer Hook…. Eu não tinha confiança no roteiro. Eu tinha confiança no primeiro ato e no epílogo. Não tinha confiança no resto. Não tinha ideia do que estava fazendo e tentei mascarar minha insegurança com o valor da produção. Quanto mais inseguro eu me sentia, maiores e mais coloridos eram os cenários”, contou.
Por mais que Spielberg ainda tenha vergonha de ter dirigido este filme, ele foi um sucesso comercial e arrecadou 300 milhões de dólares nos cinemas, tendo tido um orçamento de 70 milhões.
Fonte: IGN
Imagens: YouTube