Curiosidades

ExpoZebu registra venda de metade de uma vaca por 3,9 milhões de reais

0

Neste domingo (1º), a 87ª edição da ExpoZebu registrou uma transação recorde. Trata-se da venda de metade de uma vaca Nelore por 3,99 milhões de reais. O evento que hospedou o negócio está sendo realizado em Uberaba, e vai durar até o dia 8 de maio.

Fonte: Casa Branca Agropastoril

O preço da genética

De início, a vaca Viatina-19 pertencia à Casa Branca Agropastoril e à Nelore Mara Moveis, em uma divisão meio a meio entre as partes. Sendo assim, metade dessa propriedade estava à venda durante o leilão Elo da Raça, que faz parte da programação da ExpoZebu.

Logo, o lance vencedor foi o da Agropecuária Napemo, que pagou 3,99 milhões por meia parte do animal. A propósito, é normal colocar à venda cotas de um bovino, principalmente quando se trata de vacas ou touros com altos valores de mercado. Sendo assim, quando se divide a propriedade meio a meio, os sócios dialogam entre si para chegar a um consenso sobre como a genética do animal será multiplicada. Os lucros vindos de futuras transações também se divide metade a metade.

No caso da vaca Viatina-19, a venda por 3,99 milhões de reais fez com que o seu valor total passasse a ser 7,98 milhões de reais. Com isso, ela passa a ser o Nelore mais valorizado do mundo. Tendo 39 meses de idade, a fêmea tem seu reconhecimento por conta de sua qualidade genética, sendo vencedora de vários concursos dentro do segmento agropecuário.

A história do Nelore

Em síntese, Nelore é uma raça que surgiu na região de Madras, no sudeste da Índia, tendo rápida disseminação em terras brasileira a partir do fim do século 19. Atualmente, essa linhagem representa 80% de toda a produção bovina por aqui, popularização que se deu por conta das vantagens que o Nelore entrega.

Isso porque ele tem características que são muito valorizadas no mercado dos produtos de origem bovina. Basicamente, essa raça apresenta porte médio, ossos finos, pele macia, pelos grossos, grande resistência a parasitas e ao calor (o que auxiliou na adaptação dele ao Brasil).

Além disso, durante o desenvolvimento do animal, o criador conta com rápido ganho de peso, forte escudo natural contra doenças, larga janela de reprodução, vacas que são boas mães e carne de qualidade (com pouca gordura e sabor marcante).

Todavia, esteticamente, o Nelore fica devendo. Afinal, a linhagem possui orelhas pesadas, chifres muito longos, garupa baixa e tórax afundado. Portanto, ele não costuma ser uma opção interessante para participar de concursos de beleza animal, apesar da puríssima Viatina-19 ter ganhado disputas do ramo.

Fonte: WikiMedia

87ª ExpoZebu

Em suma, a edição de 2022 da ExpoZebu marca o retorno presencial de um dos maiores eventos da agropecuária brasileira. O evento tem organização da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e teve seu início no sábado (30).

De acordo com o presidente dessa entidade, Rivaldo Machado Borges Júnior: “Nós, da ABCZ, estamos nos preparando para este momento desde 2020, quando tivemos que cancelar o evento em função da pandemia. Esse nosso reencontro aqui, na capital do Zebu, foi muito esperado, planejado e, por isso, promete surpreender expositores, mercado, empresas e, claro, visitantes”.

Fonte: Lucas Figueira / G1

Na programação do evento podemos encontrar dinâmicas como:

  • Concurso leiteiro: Fêmeas bovinas de diferente faixas etárias disputam o título de animal com maior produção de leite;
  • Show: Apresentações musicais também se integram à programação da 87ª ExpoZebu;
  • Equishow: Diversas raças de equinos e criadores se encontram na Fazenda Experimental Oeste Tibery. Além disso, a edição deste ano contempla o 2º Concurso de Marcha e Prova de Muares;
  • Museu do Zebu: O evento conta com uma exposição de itens importantes na história da disseminação da raça Zebu pelo Brasil. A mostra deste ano tem o título “Museu do Zebu: passado, presente e futuro”.

Fonte: G1

A emocionante história da primeira médica do Brasil com tetraparesia

Artigo anterior

Eclipse da Lua e chuvas de meteoros podem ser vistos no Brasil em maio

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido