Entretenimento

Eclipse da Lua e chuvas de meteoros podem ser vistos no Brasil em maio

0

C0nhece algum fã de astronomia? Avisa lá que o mês de maio promete. Ao longo dos 31 dias desse período, teremos um eclipse total da Lua e duas chuvas de meteoros. Estes eventos poderão ser observados em todo o Brasil.

Fonte: Peter Ward (Barden Ridge Observatory)

Eclipse total da Lua

Na madruga do dia 15 para o dia 16, podemos dizer que a Lua dará uma “sumidinha”. Isso porque ocorrerá o alinhamento entre Sol, Terra e o nosso satélite natural. Logo, a sombra do nosso planeta nos impedirá de vermos a beleza lunar por alguns instantes.

Além disso, quando a omissão da Lua chegar na sua fase total, o satélite ficará avermelhado. Esse fenômeno se deve à filtragem que a atmosfera da Terra vai fazer na luz que vem do Sol. Portanto, o espectro se dividirá e sobrará um feixe vermelho incidindo sobre a Lua.

Basicamente, o evento astronômico do dia 15 vai ter 5 horas de duração. Seu início tem previsão de começar às 22:30 e o seu término deverá ocorrer às 3:50. A fase total do eclipse será no intervalo entre 00:30 e 01:50, quando o corpo lunar se avermelhará e se transformará em uma Lua de Sangue. A propósito, o próximo evento do tipo ocorrerá só em novembro e não poderá ser totalmente visto no Brasil. Portanto, aproveite o mês de maio!

Fonte: Shutterstock

Além disso, um dia depois do sombreamento, teremos a famosa Lua da Flor. Neste momento, a fase cheia do satélite alcançará 100% de sua iluminação, ou seja, estará simplesmente linda. Nesse sentido, a melhor hora para olhar para o céu será justamente na virada do dia para a noite (por volta das 18:00).

Nestes momentos, o nosso satélite passará por algumas mudanças de tonalidade bem interessantes de se observar, sem contar o tamanho gigantesco que ela vai aparentar por conta de um fenômeno de refração atmosférica. Inclusive, esse nome Lua da Flor foi dado por povos nativos dos Estados Unidos, uma vez que por lá a estação do momento é a primavera.

Eta Aquariids

A princípio, essa chuva de meteoros está em atividade desde o dia 15 de abril. Porém, o seu pico vai acontecer entre os dias 5 e 6 de maio. Na ocasião, poderemos assistir ao desenho de brilhantes linhas brancas no céu noturno, gerando até uma sensação de que os meteoros estão explodindo.

Fonte: Super Interessante

Dessa forma, a partir das 02:00, o nosso horizonte leste será palco de 50 estrelas cadentes passando a cada hora. Perto do nascer do Sol, o evento fica ainda mais visível, pois é quando a constelação de Aquário vai estar mais alta no céu. Ou seja, se algum prédio estiver te atrapalhando, pode ser que a chuva faça questão de ficar à mostra para você.

Aliás, vale até uma curiosidade sobre a composição dessa chuva de meteoros. As “gotas” são pedaços do famoso cometa Halley, que passa por aqui a cada 75 anos. A última visita foi no dia 9 fevereiro de 1986, e a próxima ocorrerá em 28 de julho de 2061.

Tau Herculids

Além do eclipse e da Eta Aquariids, a chuva de meteoros Tau Herculids também exibirá os fragmentos de um corpo espacial do tipo. Trata-se do SW3, cometa que os cientistas detectaram em 1930 e que orbita o Sol a cada 5 anos. Ele estará em nosso céu noturno entre julho e agosto. Mas calma, diferente do Halley, este objeto não é muito brilhante e dificilmente pode ser notado a olho nu.

No entanto, mesmo longe daqui, ele costuma deixar muitos fragmentos em nosso céu noturno. Logo, a Tau Herculids vai ter bastante material para criar um verdadeiro espetáculo astronômico. As partículas geladas deste cometa desbravarão o nosso céu de forma densa e intensa entre os dias 30 e 31 de maio.

Fonte: G1, Tilt, EarthSky.

ExpoZebu registra venda de metade de uma vaca por 3,9 milhões de reais

Artigo anterior

Thales Bretas fala sobre reação do filho ao ouvir sobre Paulo Gustavo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido