Curiosidades

Extraordinária inundação do deserto Vale da Morte pode ocorrer a cada mil anos

0

O Vale da Morte, para aqueles que nunca ouviram falar, é conhecido como um dos lugares mais quentes e secos da Terra. Ele se estende por aproximadamente 225 quilômetros, ao longo da fronteira da Califórnia com o estado de Nevada, a aproximadamente 160 quilômetros a oeste de Las Vegas. A região recebeu esse nome a partir dos perfuradores e garimpeiros durante a Grande Corrida do Ouro da Califórnia em 1849. Mas o lugar também é famoso por ter pedras que andam, que até então era algo inexplicável.

O Vale é um deserto da Califórnia que inclusive é dono do maior recorde de temperatura durante o mês de julho de 2018, que foi de cerca de 42,3 °C. E não pense que para por aí, o recorde de solo mais quente também é do Vale da Morte, mas esse é um pouco mais antigo. Em julho de 1972, o solo chegou à incrível temperatura de 93,9 °C.

A média de precipitação no deserto é de seis centímetros ao ano, o que torna o Vale o lugar mais seco do mundo. Contudo, um evento fora do comum aconteceu nesse lugar: choveu.

Vale da Morte

BBC

As chuvas recentes no Vale da Morte foram tão intensas que causaram uma grande enchente e cerca de mil pessoas ficaram “presas”. Metade delas eram visitantes e a outra, trabalhadores.

O que mais chamou atenção foi a quantidade de água que caiu, em três horas, no fim de semana em Furnace Creek, onde fica a sede do Vale da Morte. Ao todo foram 37,1 milímetros. Para se ter uma ideia, essa quantidade equivale à média de chuva em um ano no local, como explicou o National Park Service (NPS).

“A chuva forte que causou a inundação devastadora no Vale da Morte foi um evento extremamente raro, que ocorre uma vez a cada mil anos”, disse Daniel Berc, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.

De acordo com o especialista, esse não é um evento que acontece exatamente a cada mil anos, mas ele se refere ao fato de que “há 0,1% de probabilidade de acontecer em qualquer ano”.

Chuvas

BBC

Essa grande quantidade de chuva no Vale da Morte causou danos generalizados e o fechamento de todas estradas internas. Além das pessoas, aproximadamente 60 carros ficaram presos.

“O Vale da Morte é um lugar incrível de extremos. É o lugar mais quente do mundo e o mais seco da América do Norte. A enchente de 1.000 anos desta semana é outro exemplo desse ambiente extremo. Com modelos de mudanças climáticas prevendo tempestades mais frequentes e intensas, este é um lugar onde podemos ver a mudança climática em ação”, disse o superintendente do parque, Mike Reynolds.

O Vale da Morte já foi habitado por, pelo menos, mil anos pela tribo Timbisha. E seu nome foi dado pelas pessoas que se aventuravam em atravessá-lo no começo do século XIX, atraídos pela corrida do ouro.

Em 1994, ele foi declarado parque nacional, sendo o maior dos EUA depois do Alasca. Anualmente, mais de um milhão de pessoas visitam o local.

Alta temperatura

Tempo

Como dito, o Vale da Morte é um lugar de extremos. Tanto que, em 2020, ele passou pelo que pode ser sua temperatura mais quente de todos os tempos. Foi registrado 54,4ºC.

Essa foi a temperatura mais quente registrada em agosto, e a temperatura mais quente registrada no Vale da Morte em pelo menos um século, além de ser uma das mais quentes já registradas em qualquer lugar do mundo.

A temperatura chegou aos 54,4º C às 3:41 da tarde no horário local. Ela aconteceu em meio a uma onda de calor que provocou quedas de energia e incêndios florestais em todo o sudoeste americano.

Mas essa temperatura altíssima é recorde, dependendo do ponto de vista. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, a temperatura mais alta registrada no Vale da Morte foi de 56,7º C no dia 10 de julho de 1913. Já outra medição que foi feita em 1931 em Kebili, na Tunísia, foi mais alta do que a do Vale desse ano, chegando a 55,0ºC. Só que também existem dúvidas sobre a afirmação.

O recorde de temperatura universalmente adotado foi o de 53,9ºC no Vale da Morte, no dia 1 de julho de 2013. A nova medição de temperatura supera esse recorde.

Fonte: BBC, Tempo

Imagens: BBC, Tempo

Adolescente viraliza após usar fantasia para encontrar o irmão depois da escola

Artigo anterior

Ezra Miller é suspeito no desaparecimento de mãe e três filhos

Próximo artigo