Curiosidades

A cerveja era bebida na China há 9 mil anos, mas não para recreação

0

cerveja é, sem dúvidas, uma bebida de preferência nacional. Em suma, a maior parte dos brasileiros adora saborear aquela cervejinha. Seja no barzinho, em casa, com os amigos ou seja lá do jeito que for. Enfim, a cerveja é extremamente popular e seu consumo consciente pode ser muito benéfico para a saúde.

Em suma, de todas as formas de álcool, a cerveja é a mais duradoura e popular. Sua primeira fabricação foi há milhares de anos. E desde as civilizações antigas, ela vem resistindo ao tempo e sendo consumida por milhares de pessoas ao redor do mundo.

Tanto que, arqueólogos descobriram alguns dos artefatos mais antigos já encontrados relacionados à cerveja. Essa descoberta foi feita em Qiaotou, no sul da China, e data de nove mil anos atrás. Contudo, parece que os bebedores em questão não estavam usando a cerveja para um fim recretativo.

Descoberta

Cerveja1, Fatos Desconhecidos

Em suma, nessa descoberta se encontrou dois esqueletos humanos cercados por dezenas de potes de cerâmica. Na realidade, elas são algumas das primeiras cerâmicas pintadas já encontradas. E de todos os 50 vasos, os pesquisadores levaram 20 para serem analisados.

Algumas pesquisas anteriores já tinham estabelecido critérios para identificar itens alimentares de valor social no registro arqueológico, como se os ingredientes são difíceis de coletar ou demoram para produzir.

Nesse caso, a cerveja preencheu a maioria dos requisitos. O que levou os arqueólogos a concluir que a bebida nos recipientes não era somente uma parte da refeição regular deles.

Uso

Cerveja2, Fatos Desconhecidos

Ao que tudo indica, a cerveja fez parte de uma cerimônia ou ritual relacionado com o sepultamento dos mortos. Alguns recipientes eram parecidos com o tamanho dos copos atuais, e sete deles se pareciam com potes com gargalo longo que eram usados para beber álcool em períodos posteriores.

“Por meio de uma análise de resíduos de potes de Qiaotou, nossos resultados revelaram que os vasos de cerâmica eram usados ​​para armazenar cerveja, em seu sentido mais geral. Esta cerveja antiga, entretanto, não seria como a IPA que temos hoje. Em vez disso, era provavelmente uma bebida ligeiramente fermentada e doce, que provavelmente tinha uma cor turva”, explicou o antropólogo Jiajing Wang, do Dartmouth College, New Hampshire.

Se analisou amostras de amido, fitólitos que são resíduo vegetal preservado e fungos que se recuperou do interior dos recipientes descobertos. E se comparou com amostras de controle tiradas do solo ao seu redor.

Cerveja

Cerveja3 E1631207518765, Fatos Desconhecidos

Se encontrou os traços de grânulos de amido, fitólitos, mofo e fermento nos potes. Eles eram consistentes com o processo de fermentação da cerveja. E parece que se usou arroz e alguns tubérculos desconhecidos na preparação da bebida.

“Não sabemos como as pessoas faziam o molde há 9.000 anos, pois a fermentação pode acontecer naturalmente. Se as pessoas tivessem sobras de arroz e os grãos ficassem mofados, elas poderiam ter notado que os grãos se tornaram mais doces e alcoólicos com a idade. Embora as pessoas possam não conhecer a bioquímica associada aos grãos que ficam mofados, elas provavelmente observaram o processo de fermentação e o alavancaram por meio de tentativa e erro”, pontuou Wang.

Observações

Cerveja4, Fatos Desconhecidos

Além da bebida, os pesquisadores tentaram encaixar a descoberta em um quadro mais amplo da sociedade chinesa na época. Atualmente, a área do sul da China é o coração do arroz no país. Mas na época era povoado por caçadores-coletores que dependiam da busca de alimentos.

Apenas depois de outros milhares de anos que comunidades mais avançada de cultivo de arroz se formariam. Além disso, os pesquisadores acreditam que a cerveja pode ter ajudado a lubrificar as engrenagens da cooperação e da sociedade na época antiga.

“As descobertas sugerem que beber cerveja era um elemento essencial em rituais funerários pré-históricos no sul da China, contribuindo para o surgimento de sociedades agrícolas complexas quatro milênios depois”, concluíram os pesquisadores.

Fonte: https://www.sciencealert.com/beer-was-drunk-in-southern-china-9-000-years-ago-but-it-wasn-t-for-recreation

Conheça a doença que faz o ator de ”Hannah Montana” parecer jovem para sempre

Matéria anterior

7 atores que fizeram vários papéis no mesmo filme

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos