Curiosidades

Feriado de Corpus Christi: entenda o significado dessa data

0

Para muitos, o dia 08 de junho foi apenas um feriado para descansar ou emendar o feriado, mas você sabe o que significa Corpus Christi?

Essa é uma celebração religiosa cristã que comemora a instituição da eucaristia, um sacramento católico em que os fiéis recebem uma pequena partícula que acreditam ser o próprio corpo de Jesus e a consomem.

O Corpus Christi é uma data flexível, o que significa que ela pode mudar de dia, mas sempre acontece nas quintas-feiras.

Embora não seja um feriado nacional de acordo com a lei, é um ponto facultativo, o que significa que cabe a cada estado ou município decidir se os funcionários terão o dia de descanso.

Para calcular quando acontece a celebração, ela sempre vem dois meses após a Páscoa. Ou seja, 60 dias contados a partir do Domingo.

Significado

Via Adobe

O termo Corpus Christi significa “corpo de Cristo” e remete ao ato descrito na Bíblia, realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera de sua morte, quando compartilhou uma refeição com seus discípulos.

Ao partir o pão e oferecer o vinho, ele disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.”

Essa ocasião histórica é parte da instituição do sacramento da eucaristia. Nas missas, os padres reproduzem a partilha do pão e do vinho no altar, repetindo as mesmas palavras de Jesus.

Nas missas e celebrações santas, as hóstias se juntam com o vinho e se transformam na representação do sangue e corpo de Jesus. A massas de farinha assada são consumidas pelos fiéis e pelo padre.

História e origem

O Corpus Christi tem sua origem na Bélgica e remonta ao século XIII. Foi instituído pelo Papa Urbano IV através da Bula “Transiturus de Hoc Mundo” em 11 de agosto de 1264, estabelecendo oficialmente em 1317 pelo Papa João XXII.

Acredita-se que essa celebração começou em Cornillon, quando Santa Juliana, posteriormente canonizada, recebeu uma revelação do próprio Jesus. Ele teria dito querer uma festa para celebrar a honra do seu corpo santo.

Anos mais tarde, como superiora de um convento, Juliana de Cornillon compartilhou sua visão com outros religiosos. Gradualmente, a celebração se tornou uma festa nacional na Bélgica. Posteriormente, foi adotada pela Igreja Católica em todo o mundo, sendo oficialmente instituída pelo papa após o Milagre de Bolsena, em 1264.

Naquele ano, um padre que lutava com dúvidas sobre a transubstanciação testemunhou uma hóstia sangrar durante a celebração da missa.

Impressionado, o padre relatou o ocorrido ao papa, que enviou um bispo para recolher a relíquia.

Esse evento impulsionou a celebração do Corpus Christi em toda a igreja, expandindo-a além da Bélgica, onde inicialmente ocorria.

No entanto, o Papa Urbano IV faleceu em outubro de 1264, o que atrasou a adoção oficial da data. Foi apenas em 1311 que o Papa Clemente V trouxe o assunto à tona. Isso foi durante o chamado Concílio Geral de Viena.

Dessa forma, em 1317, Corpus Christi se tornou uma data real em todo o mundo.

Corpus Christi no Brasil

Via G1

No Brasil, o Corpus Christi é celebrado com missas e procissões que são adornadas com extensos tapetes criados pelos fiéis, que se dedicam a essa tarefa para ver Jesus passar.

Durante a procissão, o padre caminha sobre o tapete carregando o ostensório, onde uma hóstia consagrada é colocada. Assim, trata-se do Santíssimo Sacramento, exposto para ser objeto de adoração.

As pessoas se preparam meses antes para confeccionar esses tapetes, utilizando flores, serragem, areia, farinha tingida, borra de café e materiais reciclados. As imagens representam principalmente cálices, pão e vinho, pombos e a cruz.

Essas tradições de celebração do Corpus Christi têm origem portuguesa e foram introduzidas após o período de colonização.

No feriado, é comum que as procissões aconteçam durante todo o dia, mas algumas cidades podem estender as comemorações para o fim de semana também.

 

Fonte: Toda Matéria

Imagens: Adobe, G1

Você pode se comunicar com seu gato fazendo isso, estudo mostra

Artigo anterior

Cidade ou subúrbio, qual é melhor para saúde mental? Estudo responde

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido