Natureza

Você pode se comunicar com seu gato fazendo isso, estudo mostra

0

Os gatos são conhecidos por serem fofos e um pouco indiferentes, mas isso pode estar acontecendo apenas porque você não está falando a língua dos gatos.

No entanto, isso está prestes a mudar, graças a pesquisas realizadas em 2020, que mostram que isso não é tão difícil.

Tudo o que você precisa fazer é sorrir para eles. Não do jeito humano, mostrando os dentes, mas sim do jeito felino, estreitando os olhos e piscando devagar.

Ao observar as interações entre gatos e humanos, os cientistas confirmaram que essa expressão faz com que os gatos – tanto familiares quanto desconhecidos – se aproximem e se tornem mais receptivos aos humanos.

Via Pexels

Karen McComb, psicóloga da Universidade de Sussex, divulgou que é maravilhoso mostrar como o dono se importa com o gato diretamente na língua dele. Como pesquisadora e dona de felinos, ela diz que é algo que todos os donos deveriam saber.

Se você já passou algum tempo perto de gatos, provavelmente já viu suas expressões faciais de “olhos parcialmente fechados”, acompanhadas de piscadas lentas.

É semelhante a quando os olhos humanos se estreitam ao sorrir e geralmente ocorre quando o gato está relaxado e contente. Essa expressão é interpretada como um tipo de sorriso felino.

Relatos anedóticos de donos de gatos sugeriram que os humanos podem imitar essa expressão para comunicar aos gatos que somos amigáveis e abertos à interação.

Por isso, especialistas decidiram realizar duas tentativas para entender como os felinos reagem com determinados estímulos visuais diretos.

Experimento

No primeiro experimento, 14 famílias diferentes piscaram lentamente para 21 felinos, testando a língua dos gatos.

Após eles se acomodarem e se sentirem confortáveis em um local familiar de seu ambiente doméstico, os donos foram instruídos a sentar-se a cerca de 1 metro de distância e piscar lentamente quando o gato estivesse olhando para eles.

As câmeras registraram os rostos do dono e do gato, e os resultados foram comparados com a forma como os gatos piscam sem interação humana.

O que os especialistas conseguiram provar é que os felinos ficam mais atentos, e têm mais chances de retornar a piscada para seus humanos após esse contato inicial.

Via Pexels

Segunda tentativa

Enquanto isso, a equipe comparou uma segunda tentativa, com outros 24 gatos de famílias diferentes. No entanto, foram os profissionais que realizaram o contato de piscada.

Para isso, tiveram um grupo de controle com gatos normais, sem nenhum contato íntimo ou encarada.

Dessa forma, seguiram o mesmo experimento da língua dos gatos, piscando devagar e também levando a mão para fazer carinho.

Descobriu-se que não apenas os felinos eram mais propensos a piscar de volta nessa língua dos gatos, mas também tinham mais probabilidade de se aproximar da mão do humano após o piscar.

Trata-se do primeiro estudo desse modelo, mostrando como ocorre a comunicação entre os felinos, e qual a influência na receptividade dos animais, inclusive fora da própria casa.

A especialista afirmou que pode ser uma nova forma de se aproximar de gatos de rua e ajudar em resgates, relaxando os gatos e começando uma conversa amigável.

Cães e gatos

Os cães podem mostrar muito mais entusiasmo do que os gatos, mas essa notícia não surpreende os amantes dos felinos.

Pesquisas recentes nos últimos anos têm demonstrado que nossos amigos felinos estão muito mais sintonizados com seus companheiros humanos do que se acreditava anteriormente, e comparar a língua dos gatos com a dos cães é uma injustiça.

Por exemplo, os gatos respondem da mesma forma aos humanos que mostram receptividade a eles. Então, se você sentir que os gatos estão distantes, talvez o problema esteja em você, e não no felino.

Além disso, os gatos refletem os traços de personalidade das pessoas com quem convivem – isso pode explicar por que eles parecem entender quando seus humanos estão tristes.

Outro elemento interessante é que eles sabem o nome que foram batizados, mas apenas ignoram quando nós chamamos. Os laços que eles desenvolvem com seus humanos são surpreendentemente profundos.

É difícil saber por que os gatos piscam lentamente para os humanos dessa forma.

Via Pexels

Essa expressão tem sido interpretada como uma maneira de sinalizar intenções positivas, já que os gatos veem o olhar fixo como uma ameaça.

Contudo, outra teoria é que os felinos se adaptaram a essa língua dos gatos apenas porque os donos respondiam. Ou seja, era uma forma de entender se eram humanos bons ou ameaças.

De qualquer forma, parece que essa expressão ajuda a estabelecer um relacionamento. E isso é algo bom de se saber.

Aprender a melhorar nosso relacionamento com esses animais enigmáticos também pode beneficiar nossa saúde emocional – não apenas em casa, mas também em várias situações potencialmente estressantes.

 

Fonte: Science Alert

Imagens: Pexels, Pexels, Pexels

O que é adenominose? Essa condição afeta 1 em cada 5 mulheres

Artigo anterior

Feriado de Corpus Christi: entenda o significado dessa data

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido