Notícias

Golpe do número novo: idosa tem prejuízo de quase 7 mil reais

0

O golpe do número novo segue fazendo vítimas pelo país. Dessa vez, uma idosa de Praia Grande (SP) levou um prejuízo de quase 7 mil reais, após um golpista se passar pelo filho dela no WhatsApp. Para obter a quantia, ela fez dois empréstimos e um adiantamento de salário.

Sendo assim, a senhora registrou um boletim de ocorrência e espera um final feliz do caso. Isso porque elas está em licença médica para tratar de um câncer de mama, logo, o valor extraído faz falta nos procedimentos e nas compras de remédios.

Fonte: SHVETS production

Primeiros contatos

Em síntese, os enredos do golpe do número novo se parecem bastante. De início, o golpista se passa por alguém muito próximo da vítima, e aos poucos, vai apresentando situações que demandam transferências bancárias para serem resolvidas.

A partir do dia 11 de abril, foi exatamente assim que se sucedeu com a idosa de Praia Grande (SP), a qual prefere não se identificar. “Recebi no meu celular uma mensagem dizendo que ele [seu filho] mudou o número, e que eu deveria salvar o novo. Perguntei se estava tudo bem, mas ele respondeu que ‘não muito’. Perguntei novamente, e ele disse que estava com ‘muitas dívidas'”, explica ela sobre o início da ação criminosa, em entrevista ao G1.

Em seguida a este primeiro contato, começaram os pedidos de dinheiro. De início, o golpista pediu 3,8 mil reais, valor que a vítima conseguiu através de um empréstimo. A propósito, um pedido de seu falso filho foi para que a idosa mantivesse sigilo sobre os “apuros” que ele passava. Esse apelo ao segredo serve para proteger a ação de opiniões externas, as quais podem estragar o sucesso do golpe.

Fonte: Joslyn Pickens

Voltando para o caso de Praia Grande (SP), uma segunda requisição veio, tendo como justificativa a necessidade de pagar as contas do mês. Dessa forma, a idosa enviou mais 900 reais ao criminoso. Depois desse envio, a vítima ficou preocupada e perguntou ao seu falso filho se a demanda por dinheiro era por conta de alguma dívida com agiota. Vendo a janela para aumentar o desespero de sua interlocutora, o golpista respondeu que sim.

A falsa dívida com agiota

Basicamente, com a entrada de um “agiota” na história, a coisa ficou muito mais angustiante para a idosa. Afinal, ela já perdeu um filho e temia perder o  outro caso o “credor” quisesse cobrar a “dívida” com a vida do rapaz.

Foi aí que veio o terceiro pedido: 1,2 mil reais. Dessa vez, a vítima recorreu à sua chefe para que tivesse um adiantamento do salário. Mesmo assim, as solicitações não paravam, e agora, o criminoso tocava com ainda mais empenho a narrativa de que um agiota ameaçava de morte a idosa.

Então, ela fez um novo depósito no valor de 1 mil reais. De onde ela tirou esse dinheiro? Bom, a vítima falou com a esposa de seu descendente, porém, ela não tinha a quantia. Logo, restou conversar com a mãe de sua nora, a qual emprestou o valor para a idosa. Conseguido o montante, ela o enviou para o criminoso.

Pensa que acabou? Ainda não! O golpista queria mais 1,6 mil reais! E para atender a essa demanda, a senhora pediu um novo crédito no banco, porém, o valor só estaria na conta dela na segunda-feira (18). Esse tempo de espera foi o suficiente para que a família da idosa tomasse ciência do golpe pelo qual ela estava passando.

Fonte: August du Richelieu

Conforme conta a vítima: “na sexta-feira, meu filho veio almoçar na minha casa. Quando ele chegou aqui, perguntei sobre o dinheiro, mas ele não sabia nada sobre isso”. Portanto, estava nítido que alguém estava se passando por ele.

Inclusive, os 1.600 reais que caiu em sua conta no dia 18 estão sendo usados no acobertamento deste rombo que a ação criminosa lhe trouxe. Ainda assim, a senhora acredita que ficará com dívidas por muito tempo.

Fonte: G1

Relembre a briga entre João Gordo e Sérgio Mallandro

Artigo anterior

24 anos de “Show de Truman” e o filme se torna cada vez mais atual

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido