EntretenimentoFatos Nerd

24 anos de “Show de Truman” e o filme se torna cada vez mais atual

0

Alguns filmes marcam gerações e são considerados clássicos, além de também apresentarem temáticas que parecem ser atemporais. Uma dessas obras é o “Show de Truman”. O filme foi homenageado esse ano no pôster da 75ª edição do Festival de Cannes, que divulga imagens de filmes e momentos que marcaram a história da sétima arte.

Para quem não conhece, o filme foi lançado em 1998 e é estrelado por Jim Carrey, dirigido por Peter Weir e roteirizado por Andrew Niccol. A história mostra a vida do vendedor de seguros, Truman Burbank, que tem sua vida monitorada por um programa de televisão desde o momento em que ele nasceu, mas não desconfia de nada. Isso, até que ele começa a estranhar sua cidade, seus amigos e até mesmo sua mulher.

Atual

Aventuras na história

Na época em que foi lançado, o filme era considerado ficção científica. Contudo, em nosso mundo atual, ele pode ser considerado bastante real. Já que temos vários programas que acompanham a vida de pessoas 24 horas por dia. Isso faria com que o filme de 1998 nos dias atuais não fosse considerado uma fantasia de roteiro cinematográfico, visto que os reality shows ganharam muita força e adeptos ao estilo.

Em “Show de Truman”, o mundo que o personagem vive é um mundo ideal, como o que se vê em séries. Com vizinhos super amigos, todo mundo feliz e vivendo sua melhor vida. Mas o que faz com que ele seja tão atual é como Truman passa a aceitar o mundo da forma como ele é.

Isso é o que se vê também em vários programas que mostram uma “vida real” o tempo todo e a rotina das pessoas. Neles, não existem muitos questionamentos do que existe lá fora. Por isso, aquele momento passa a ser a verdade absoluta.

Embora esse mundo fantasioso possa parecer perfeito e a pessoa encontre felicidade nele, sempre existe alguma coisa à espreita, uma vontade ou desejo de algo a mais ou a sensação de falta daquilo que ainda não foi descoberto.

Filme

No caso do filme, isso acontece quando a mulher que Truman realmente amou, Lauren, vai morar em Fiji. Contudo, no filme, a atriz que fazia o papel de Lauren começa a sentir pena de Truman e a gostar dele, o que pode comprometer todo o programa.

Todo o universo de Truman é controlado pelo produtor Christof que, mesmo com a crítica de várias pessoas dizendo que Truman é a vítima dessa situação, continua com toda a farsa na vida do protagonista. Contudo, alguns erros fazem com que Truman perceba tudo.

Um deles é quando, em determinado dia, quando sai de sua casa, um objeto, que é na verdade uma das luzes do cenário, cai do céu. Isso deixa o protagonista bem desconfiado. Além disso, o spot de luz tem o nome Sirius, que é uma das estrelas mais brilhantes vista a olho nu. O que mostra que até as estrelas são falsas.

Outro erro no filme que faz com que Truman perceba o que está acontecendo é quando ele liga o rádio e acaba pegando uma frequência interna. Então, ele escuta pessoas da produção do programa conversando a respeito do que ele está fazendo naquele momento.

Um outro ponto que faz com que Truman desconfie da sua realidade é quando ele encontra seu pai, supostamente morto em uma tempestade no mar, na rua. Quando ele tenta se aproximar, outros personagens aparecem para tentar distraí-lo. No entanto, Truman fica muito inquieto. Então, Christof decide trazer o personagem do pai de volta a cena para acalmá-lo, o que não dá certo.

Tudo isso mostra, como dito anteriormente, que por mais que a vida de alguém seja “perfeita”, a pessoa sempre terá um anseio por mais, ou sentirá a falta de uma coisa que nem sabe que conhece ou precisava.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: YouTube, Aventuras na história

Golpe do número novo: idosa tem prejuízo de quase 7 mil reais

Matéria anterior

Pesquisadores estudam tratar depressão com alucinógeno

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications