Inteligência artificial cria suas primeiras músicas e você já pode escutá-las

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      07/06/18 às 13h24

A Inteligência Artificial tem sido utilizada para os mais diversos fins e tem se desenvolvido cada vez mais com o passar dos anos. Afinal, os seres humanos tem aperfeiçoado as suas capacidades para entender melhor o que os IAs são capazes de fazer e quais são os limites dessa criação. Alguns acreditam que, em certo momento, esses seres se mostraram completamente independentes de nós e, consequentemente, irão tomar o nosso lugar. E, se você acredita nisso, essa sua nova capacidade pode ser realmente intrigante.

Bom, a verdade é que não sabemos se esse dia vai chegar mas eles acabaram de desenvolver uma nova habilidade. E, nesse momento, estão criando as suas primeiras músicas. O que acaba tirando um pouco a ideia de que as máquinas estavam limitadas aos processos mecânicos e que não poderiam desfrutar de uma experiência artística. Afinal, essas composições são a prova de que esse pensamento está ultrapassado. E, para falar a verdade, todas as suas músicas ficaram fantásticas. Se você não acredita nisso poderá ouvir por si mesmo daqui a pouco.

Como uma Inteligência Artificial pode compor músicas?

Depois de se deparar com essa nova possibilidade, você provavelmente deve estar se perguntando como isso é possível, certo? E a resposta para isso não é assim tão complicada. Na verdade, um sistema de IA chamado FlowMachines foi criado exatamente com esse objetivo. Isso porque ele acaba trabalhando com associações. Primeiro, o sistema analisa bancos de dados musicais e depois, assim que um estilo é definido, ele desenvolve composições parecidas com o modelo preferencialmente selecionado.

O sistema desenvolvido tem dois modos de operação, sendo que um deles age de forma automática e o outro como uma cooperativa para artistas. E, se tratando das músicas que serão apresentadas, elas foram desenvolvidas juntamente com o compositor francês Benoît Carré. Mas, ainda que atualmente o ser humano seja necessário na produção artística de um IA, isso pode acabar mudando no futuro. Além disso, a Sony acabou lançando um álbum completo feito com Inteligência Artificial, ele está disponível no Spotify e se chama 'SKYGGE, vale a pena conferir.

Músicas desenvolvidas por um IA através do FlowComposer

1 - Daddy's Car

2 - Mr Shadow

3 - DeepBach

Alguns outros sons podem ser encontrados no site da FlowMachines e, para sermos bem sinceros, muitos deles acabaram nos encantando. O que acharam? Comentem aí embaixo se já conheciam esse trabalho e qual a sua opinião sobre ele!

Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+