Ciência e TecnologiaCuriosidades

Isso é o que acontece quando a lava toca a água

0

Já pensou o que acontece quando colocamos lava diretamente em contato com água? Independente da resposta, você ficará impressionado com o experimento que o programa Breakthrougth, do canal National Geographic, fez partindo dessa mesma pergunta. O resultado é impressionante.

No vídeo temos uma piscina de uma material bastante resistente, que pode suportar altas temperaturas, cheia de água. O experimento começa com a lava sendo colocado na água e a partir dai vemos a grande transformação que ocorre com a ela em contato com à água.

Ela começa ficando sólida e depois de algum tempo em contato, a lava começa a fazer bolhas da mesma de cor avermelhadas. Assustadoramente perigosas e bonitas. As bolhas não são feitas apenas de vapor, e sim do gás que ela libera em contato com água. A temperatura da lava pode chegar até 1200°C, e isso pode ser visto quando ela entrar em contato com água esquentando-a e fazendo ela evaporar.

O mais interessante é que além do desse experimento, foi feito outro em proporções menores. Uma maquete, mostra a consequência caso aconteça o encontro da uma grande quantidade de água com o magma do subsolo. Com os gases liberados dessa reação poderia ocorrer uma erupção destruidora.

Existem vários outras videos que mostram o contato da lava com alguma outra coisa. Temos na internet o que acontece quando lava toca o lata de refrigerante ou quando alguém pisa.

https://www.youtube.com/watch?v=B_db7D9jCGc

O que achou desse experimento perigoso? Impressionante como alguma coisa pode ser tão bonita pode ser tão perigosa. Responde ai nos comentários.

5 celebridades que foram flagradas traindo

Matéria anterior

5 coisas simples que aparecem no seu corpo e podem ser sinais de doenças graves

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos