icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Isso é tudo que sabemos sobre Cientologia, a religião de muitas estrelas de Hollywood

POR Mateus Graff EM Curiosidades 17/08/18 às 15h53

capa do post Isso é tudo que sabemos sobre Cientologia, a religião de muitas estrelas de Hollywood

Você já ouviu falar em Cientologia? Para que não sabe, a Cientologia é uma religião que foi criada na metade do século XX. Na década de 1950, Lafayette Ron Hubbard ficou famoso por causa dos seus livros de ficção científica. Suas ideias repercutiram muito, o que fez com que Lafayette Ron Hubbard criasse sua própria religião.

Hubbard criou um sistema de crenças e em 1952 ele deu origem a religião Cientologia. Alguns dos livros fundamentais para que a religião se concretizasse foram: Dianética: A Moderna Ciência da Saúde (1950) e Dianética: A Evolução da Ciência e Ciência da Sobrevivência (1950).

Mas como é a religião? O que eles adoram? Como são os cultos? Com base de um documentário da HBO, chamado "Going Clear: Scientology and the Prison of Belief", iremos revelar alguns segredos de tal religião.

Abusos físicos e psicológicos

Existe a política do "desligamento", ou seja, os seguidores são obrigados a cortar contato com família e amigos. Bom, pelo que diz o documentário, existe algo chamado de 'The Hole' (o buraco), que é um tipo de cativeiro onde ficam as pessoas que não seguem as ordens. Nesse lugar, as pessoas podem ser abusadas tanto fisicamente quanto psicologicamente.

Os seguidores trabalham muito e recebem salários muito baixos. Uma ex-membra conta que supostamente foi obrigada a realizar trabalho forçado durante a gravidez. Ela fez afirmações terríveis, como quando ela disse que seu bebê foi levado e depois abandonado em um berço coberto por urina, fezes e moscas.

É preciso pagar para conhecer a religião

Os membros na Cientologia só conhecem a doutrina da religião aos poucos e depois de pagarem muitas quantidades em dinheiro. São anos de pagamentos até subirem na igreja. Quando eles chegam a um nível alto, só aí que eles vão ter acesso aos documentos escritos pelo fundador da religião.

Nesses documentos existem explicações sobre a história de Xenu. Quem é esse? Segundo conta a história, é um ditador galático que há 75 milhões de anos trouxe milhões de pessoas à Terra em naves espaciais. O ditador colocou tais pessoas em vulcões e depois as matou com bombas de hidrogênio.

A religião evita falar sobre Xenu em público, mas pessoas que deixaram a organização há um tempo contam que não foram capazes de acreditar que tal história fazia parte da religião.

A separação de Tom Cruise e Nicole Kidman

Mas o que Tom Cruise e Nicole Kidman tem a ver com isso? Segundo um ex-funcionário da igreja, a organização não via a relação de Nicole Kidman com Tom Cruise (membro de mais alto perfil) com bons olhos. Eles afirmavam que pelo fato dela ter sido criada no catolicismo e ter um pai psicólogo, ela era uma "fonte potencial de problemas".

Pelo que diz no documentário, ela foi investigada e teve até seu telefone interceptado a pedido de Tom Cruise. Quer algo ainda pior que isso? A Igreja tentou colocar os dois filhos do casal contra a mãe. O objetivo era que Cruise ficasse com a custódia em caso de divórcio.

A Cientologia fez de tudo para não pagar impostos

Os boatos dizem que L. Ron Hubbard decidiu criar a religião apenas para ganhar dinheiro. A organização parece ter cerca de 50 mil membros e não paga impostos há décadas. A dívida com as autoridades chega a milhões de dólares.

Nos anos 1990, David Miscavige (atual líder da organização), fez de tudo para que o IRS americano (como se fosse a Receita Federal brasileira) concedesse à Cientologia status religioso. O que isso significa? Que a Igreja seria isenta de impostos.

Em 1993, o IRS concedeu o pedido, o que permitiu que a Cientologia atingisse um patrimônio de US$ 1,5 bilhão.

John Travolta e a Cientologia

Os membros da religião são constantemente submetidos a chamadas auditoriais. Quando isso acontece, confissões são gravadas, onde a pessoa explica várias coisas da sua vida pessoal. Essas gravações teriam o objetivo de encontrar as origens de traumas que afetam tais pessoas.

Bom, o problema é que, segundo o documentário, essas gravações são usadas para fazer chantagem com os membros da organização. Um deles é John Travolta, que segundo informações, não deixa a religião por medo de que detalhes da sua vida pessoal sejam revelados.

Mas e você, já conhecia todos esses detalhes da Cientologia? Sabe de mais algo que podemos acrescentar na matéria? Comente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest