Curiosidades

Cientologia: Conheça a religião de Tom Cruise

0

Fundada na Califórnia nos anos 1950 pelo escritor de livros de ficção científica L. Ron Hubbard, a Cientologia vem conquistando adeptos ao redor do mundo. Em alguns países, como os Estados Unidos, é considerada uma religião, enquanto em outros, como a França, a consideram uma seita.

Criação da Cientologia

Scientology.pt

Nos anos de 1950, o escritor Lafayette Ron Hubbard ficou famoso por causa de seus livros de ficção científica. Porém, suas ideias repercutiram de uma forma mais forte que o imaginado, tornando o escritor o mentor dessa nova religião. Hubbard criou um sistema de crenças a partir de suas publicações. Já no ano de 1952, deu origem à religião que seria nomeada como Cientologia.

Para o estabelecimento da Cientologia foram necessários três livros de L. Ron Hubbard. O primeiro, publicado em 1950, é a Dianética: A Moderna Ciência da Saúde. Nesta obra, o autor ensina como evitar sensações indesejadas, medos irracionais e doenças psicossomáticas. A metodologia e a explicação de Hubbard virou referência no tema.

No mesmo ano, ele publicou o livro Dianética: A Evolução da Ciência e Ciência da Sobrevivência. Já em 1952, quando elaborou o sistema de crenças, Hubbard começou a considerar a Dianética como uma subdisciplina da Cientologia.

Dois anos depois, a religião foi oficializada e Hubbard a deu uma atenção especial. Até a sua morte, em 1986, L. Ron Hubbard publicou diversos livros sobre a Cientologia e a Dianética.

A Cientologia recebe influência do hinduísmo e do budismo, assim como de campos da ciência, como as ciências humanas. A doutrina afirma possuir um bom relacionamento com outras crenças e ser capaz de influenciá-las também. 

A origem

Wikipedia

Esse sistema de crenças foi todo descrito por Hubbard em seus livros. A criação de tudo seria devido a uma confederação de galáxias que abrigava todos os planetas do universo 75 milhões de anos atrás. Ela seria governada por um líder ruim, o Xenu, que estava insatisfeito com os problemas da superpopulação. Para resolver isso, ele teria enviado os habitantes para a Terra por meio de naves que foram atiradas em vulcões. Com isso, os espíritos desses seres teriam originado os humanos.

Para os seguidores da Cientologia, o ser humano evolui até alcançar a humanidade. Essa evolução é obtida por meio da reencarnação, que permite a purificação. Para alcançar o autoconhecimento e a purificação, o grupo deve passar por processos científicos, por entrevistas, por exames e detectores de mentiras para descobrir os aspectos de suas almas. Porém, o avaliado só tem conhecimento desses resultados anos depois, isso para comparar sua evolução.

A Cientologia tem culto aos domingos, batismos, casamentos, cerimônias religiosas e ações de caridade. Porém, suas tradições possuem um alto valor financeiro.

Há diversas críticas sobre a Cientologia. Alguns acusam a religião de não possuir nada científico, outros de ser muito rígida, chegando até a ações extremas, como trabalho forçado, lavagem cerebral e afastamento familiar. Vale lembrar que existem locais em que a religião foi proibida pelo governo, isso devido às condenações por práticas de ilegalidade, fraude, ações criminais e suspeitas de tráfico humano. Ainda assim, a religião possui seguidores famosos, como Tom Cruise e John Travolta, a atriz Kirstie Alley e a filha e a ex-esposa de Elvis Presley, Lisa Marie Presley e Priscilla Presley.

Tom Cruise e a Cientologia

Alberto Pizzoli/AFP

Tom Cruise é um dos membros mais reconhecidos da Cientologia. Ele se tornou adepto da religião em 1990, através da sua primeira esposa, Mimi Rogers. De acordo com o ator, a Cientologia o ajudou a superar a dislexia. Ele também é conhecido por fazer campanha para que a crença seja reconhecida como religião na Europa.

Já no ano de 2004, o ator foi criticado após declarar que a psiquiatria deveria ser banida e julgar a atriz Brooke Shield, que utilizava medicamentos antidepressivos por causa da depressão pós-parto.

De acordo com Bree Mood, um ex-membro da igreja, Cruise era tido como um deus para os membros de escalões inferiores. “Toda vez que um filme de Tom Cruise saía, eles compravam todos os ingressos disponíveis.”

No entanto, no ano de 2021, após mais de 30 anos de dedicação, começaram a surgir boatos de que ele deixaria a Cientologia. Conforme o The Sun, Cruise estaria passando menos na mansão da Igreja da Cientologia, onde costumava descansar durante as filmagens de “Missão Impossível 7”. Segundo a publicação, o afastamento seria por conta de denúncias envolvendo a religião. 

Vale lembrar que em 2009, fontes próximas ao ator teriam declarado que a Cientologia estava o proibindo de ver sua filha, Suri Cruise, fruto de seu relacionamento com Katie Holmes. Nesse mesmo ano, a revista In Touch publicou que Tom abandonaria a religião para poder estar perto de Suri.

“Tom sacrificou as coisas mais importantes de sua vida por causa da Cientologia. Se ele conseguir escapar, será por causa dela”, relatou um informante, em 2019. 

Fonte: BBC, Info Escola, Folha de São Paulo

Escolas deveriam começar mais tarde? Estudo mostra o porquê

Matéria anterior

Os vencedores do Globo de Ouro 2022

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos