• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Limpar a casa e fumar cigarros podem ser igualmente ruins para sua saúde

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      28/08/18 às 14h36

Vocês devem estar se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra, certo? Bom, essas duas coisas quase não tem nada em comum, tirando o fato de que os dois hábitos fazem mal a saúde. Estamos falando isso, caros leitores, por causa de um estudo que revelou que os produtos que nós costumamos usar para fazer a limpeza da nossa casa podem ser tão prejudiciais quanto o tabagismo.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Bergen, na Noruega. No estudo foi comparado os impactos que os sprays de limpeza e os cigarros têm na nossa saúde. Infelizmente o resultado não foi nada legal. Ficou curioso? A Fatos Desconhecidos conta mais sobre essa história para vocês.

Produtos de limpeza x Cigarros

Por causa da construção social que dá mais privilégios a homens, as mulheres acabam sendo mais afetadas por esse problema. No caso foram acompanhadas 6 mil pessoas (na maioria mulheres) com média de idade de 34 anos. Para ter a comprovação dos malefícios, as mesmas pessoas entrevistadas foram escutadas 20 anos depois.

Foi constatado que o uso contínuo e prolongado de itens de faxina faz com que as pessoas inalem substâncias químicas que prejudicam o organismo tanto quanto fumar cerca de 20 cigarros por dia.

Os órgãos mais danificados são os pulmões. Os produtos químicos irritam as mucosas e revestem as vias respiratórias. Com o tempo, os danos nos pulmões podem ser irreversíveis. Oisten Savanes, o co-autor do estudo, diz que "as mulheres que faziam limpeza, quer fosse uma vez por semana na própria casa ou profissionalmente, mostraram um declínio acelerado na capacidade pulmonar o equivalente ao consumo de 20 cigarros em 10 ou 20 anos".

O fato das mulheres terem os pulmões menos resistentes do que os dos homens faz com que elas sejam mais suscetíveis aos efeitos dos produtos de limpeza. No pulmão dos participantes do estudo do sexo masculino não foi encontrado nenhum efeito do uso dos produtos.

Mas qual seria a solução para esse problema? Cecile Svanes, a principal autora do estudo, tem uma solução que é mais simples e econômica do que se imagina. Para ela, as mulheres podem simplesmente trocar os produtos de limpeza por panos de microfibra embebidos em água.

Agora se você é do tipo de pessoa que mexe com os produtos de limpeza enquanto "pita" um cigarro, caro amigo, saiba que as consequências podem ser mais sérias do que você imagina.

Mas e aí, já sabia desse perigo dos produtos de limpeza? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+