Compartilhando coisa boa

Merlot: saiba mais sobre um dos vinhos mais populares do mundo

vinho merlot
0

A uva Merlot é originada da região de Bordeaux, na França, sendo a segunda espécie da fruta mais cultivada ao redor do mundo. Além do seu país de origem, também é cultivada em abundância na Itália, Chile, Austrália, Estados Unidos e na região Sul do Brasil, onde seus vinhos também são bastante populares. Essa uva é o principal ingrediente do vinho de mesmo nome, que é seco e de corpo médio, famoso pelo seu sabor intenso de frutas escuras.

O Merlot é um dos vinhos mais comuns de se encontrar nas prateleiras dos supermercados sob dezenas de rótulos diferentes. O modo como a uva é plantada acaba resultando em diferentes tipos de vinho, por isso é uma opção tão versátil. Ao mesmo tempo que um Merlot pode ter aroma de ervas e um sabor que remete à cereja e ao cacau, ele também pode oferecer um gosto totalmente diferente, que lembre mais ameixa e amora-preta. Essa é uma das suas principais virtudes.

No geral, o vinho possui um tom que alterna entre violeta e rubi, cores características dos tintos mais fortes. O aroma varia entre leve e encorpado: no leve, predominam frutas vermelhas maduras com toques de especiarias, enquanto o encorpado se limita aos vinhos que são deixados em processo de envelhecimento prolongado, trazendo um cheiro mais amadeirado, semelhante ao café, sem deixar de lado as especiarias. Dependendo das condições em que for armazenado, o aroma encorpado também pode conter um toque achocolatado ou de baunilha.

O vinho Merlot tem um sabor leve e é menos ácido, sendo mais fácil de ser apreciado por vários tipos de paladares. Por esse motivo, a harmonização deve ser feita com pratos mais pesados, que sejam gordurosos ou tenham um sabor mais forte, para assim garantir o contraste ideal entre as duas coisas. Massas (lasanha, macarrão, pizza), risotos, frango, queijos maturados (cheddar, parmesão), carne assada, comida árabe e mexicana são alguns exemplos de refeições que caem bem com um bom Merlot. Ele também é uma excelente pedida para se servir com aperitivos.

Suas características casam perfeitamente com climas mais frios, então beber um Merlot no calor não é uma boa combinação. O ideal é reservar a bebida para as épocas mais geladas do ano, como outono e inverno, pois assim é possível aproveitar suas principais características da melhor forma possível.

Idosa chora em entrevista sobre a luta de passar fome

Artigo anterior

Estresse social pode acelerar envelhecimento do sistema imunológico

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido