Além de contar segredos, os pássaros verdes também estão provando que é possível ter uma boa relação com aves sem precisar fechá-las em gaiolas. É assim que funciona no apartamento de Sara Martha Faustino, moradora de São Paulo que tem um compromisso marcado com a natureza todo fim de tarde.
Basicamente, esse momento é quando a sua sacada recebe visitas de maritacas. Isso porque ela conquistou a confiança das aves ao deixar alimento para elas no espaço de lazer de seu lar. No dia 30 de abril, ela compartilhou no Facebook um pouco dessa doce rotina, e encantou internautas do país todo.
Batendo o ponto
Conforme o sol se põe, Sara começa a ouvir o canto não muito afinado das maritacas, também conhecidas como periquitão-maracanã. Em seguida, ela vai até a sacada, onde se depara com cerca de uma dúzia de pássaros pendurados no corrimão.
Nada de chamar o porteiro, pois essas aves não são invasoras. Ao contrário, a paulistana faz questão de tratar bem delas e conquistar suas confianças cada vez mais. Após o encontro produtivo para ambas as partes, as maritacas seguem seus cursos em liberdade, bem longe de gaiolas e cortadores de asas.
De início, essa interação entre humana e pássaros começou com tímidos petiscos pela tela de segurança da lavanderia. Ao passo que o ritual se repetia, Sara também passou a conseguir oferecer carinho a esses animais típicos da maior metrópole do país.
Sendo assim, a sacada da paulistana se tornou um ótimo happy hour para as maritacas, as quais se aglomeravam cada vez mais no local. Hoje, a cuidadora precisa até dar nome para os pássaros: Batman, Robin, Bentinho, Belinha e por aí vai… Além disso, a estrutura de recepção é bem mais robusta, com direito a uma enorme vasilha de madeira com comidas de pássaros.
Voando baixo na internet
Após o encontro com as aves virar rotina, Sara decidiu dividir esse momento com sua rede de contatos no Facebook. No entanto, o conteúdo foi parar muito além dos amigo e familiares da paulistana.
Em síntese, o vídeo recebeu 36 mil reações e 23 mil compartilhamentos. Ou seja, a rotina de Sara gerou um encanto coletivo, que se traduziu em comentários como: “Que cena maravilhosa” / “Muito saudável essa interação com os animais e a natureza” / “Respeito com os bichinhos é isso, eles estão soltos mas vêm até ela porque recebem alimentos, amor e liberdade”.
Em cerca de sete minutos do vídeo, a moradora passa por uma série de situações durante a interação com os pássaros. A princípio, ela admira os animais se deliciando na ração da vasilha, enquanto destaca: “Hoje veio todo mundo!”
Além disso, algumas maritacas entram em rápidos conflitos umas com as outras. Afinal, por mais que elas andem em bandos, nem sempre a natureza dá uma fartura de comida igual tem na varanda de Sara. Por isso, ao verem o coleguinha se esbaldando demais na comida, é comum que elas se irritem pelo medo de não dar pra encher todo mundo. Nesse sentido, entra a moradora paulistana com sua habilidade de separar os conflitos e assegurar que todo mundo vai voar de barriga cheia.
Em seguida, Sara passa de ave em ave oferecendo uma espécie de “alimento premium”. Trata-se de um amendoim, o qual alguns recusam enquanto outros aceitam. Nesse processo, a cuidadora coloca a comida nos bicos das maritacas, as quais muitas vezes acabam bicando a mão de sua amiga humana. A propósito, o banquete também tem outras opções como banana, sem contar a vasilha de água pronta para saciar a sede das maritacas.
Como atrair pássaros para o seu apartamento?
De início, essa missão pode parecer meio difícil, principalmente em grandes metrópoles. Todavia, há algumas dicas básicas para você se tornar um “bird friendly”. São elas:
- Coloque o comedouro em uma janela voltada para uma região de árvores;
- Cultive plantas no lugar e deixe o ambiente verde para que os pássaros se sintam mais à vontade;
- Coloque cortinas na frente dos vidros para que os pássaros não se choquem com o vidro, pois se isso ocorrer, é difícil que eles voltem ao seu lar;
- Isole o espaço dos pássaros do espaço de pets como cães e gatos.
Fonte: Amo Meu Pet.