Curiosidades

Não são todos iguais! Como escolher o whey que faz sentido para você?

0

Todos sabem que os exercícios físicos têm uma importância gigante para o corpo e o organismo em geral. Tanto é que a qualidade de vida de uma pessoa aumenta e melhora muito por conta dos ganhos através da academia e da prática de exercícios como a musculação. E há formas de melhorar ainda mais esses ganhos. Como? Através de suplementos como o whey protein.

Esse é um suplemento feito de proteínas que são encontradas no soro do leite e tem todos os aminoácidos necessários para que o crescimento, a força e a recuperação muscular sejam potencializados.

Nos últimos anos, o consumo tanto de whey como de outros suplementos cresceu no Brasil. Segundo a Pesquisa de Mercado ABIAD, feita em 2020, os produtos podem estar presentes em até 5% das casas brasileiras.

Mesmo com esse crescimento, existe uma variedade desse suplemento e por conta disso as pessoas podem ter algumas dúvidas. Saiba como consumir o whey da maneira certa.

Tipos de whey

Mundo verde

Ao todo são três tipos de whey que variam conforme o modo de produção, quantidade na composição de proteínas, gorduras e carboidratos. São eles: concentrado, isolado e hidrolisado.

Concentrado

Esse whey tem entre 70 e 80% de proteínas e normalmente tem lactose e gordura. Nesse caso, o soro do leite passa somente por uma filtragem e conserva os carboidratos, minerais e gorduras do leite.

Isolado

Nesse caso, ele tem aproximadamente 90% de proteínas e tem menos lactose, gordura e minerais. Para conseguir esse whey, são usadas técnicas rígidas de extração e filtragem, fazendo com que a proteína seja mais “pura”.

Hidrolisado

Esse whey tem as proteínas pré-digeridas para que o corpo as absorvam mais rápido. Ele é uma versão isolada do whey que teve um processo de quebra de aminoácidos, o que acaba facilitando a digestão e absorção das substâncias.

Vantagens e desvantagens

Sooro

No momento de escolher qual tipo de whey consumir é preciso levar em consideração os objetivos que querem ser atingidos com esse consumo.

Concentrado: mais barato e menos proteico

Mesmo sendo mais barato, em uma dose esse tipo tem um teor proteico menor.  Além disso, o processo de digestão e absorção da proteína demora mais do que os outros tipos. Esse whey é recomendado para as pessoas que precisam consumir uma quantidade de proteína alta todos os dias, para quem faz dieta low carb ou cetogênica.

Isolado: maior concentração de aminoácidos

Normalmente, ele tem aproximadamente 90% de proteína e um teor bem baixo de carboidratos e gorduras. Por conta disso, a concentração de aminoácidos é maior nesse tipo, e ele é absorvido mais rápido. Esse whey é recomendado para atletas com treinos de baixa, média e alta intensidade.

Hidrolisado: mais caro, com menos BCAA

Esse é o tipo mais caro e tende a ter menos BCAA, que são aminoácidos de cadeia ramificada, do que o isolado. Ele é uma boa opção para as pessoas que têm gases e má digestão se ingerirem o whey concentrado ou isolado. O hidrolisado pode ser recomendado tanto para o pré como pós-treino imediato para melhorar a recuperação muscular e produção de proteínas.

Consumo

Ativo

Com o aumento do consumo desse tipo de produto também começou uma nova forma de crime, na qual o consumidor pode estar sendo lesado e nem se dar conta disso. Isso porque o whey entrou para a lista de produtos falsificados.

Mesmo que vender suplementos falsificados seja um crime, infelizmente isso não barrou a prática de acontecer. O que é uma pena, porque as pessoas que tomam whey o fazem procurando melhorias em sua saúde, mas tendo um produto falsificado, além de não ter as vantagens que busca, ainda pode prejudicar seu próprio bem-estar.

O produto falsificado não tem somente uma matéria-prima sem qualidade e garantia, ele também não tem nenhuma segurança para seu consumo porque não tem fiscalização. Como eles não seguem nenhuma das legislações vigentes, que são bem rígidas, não existe uma garantia de qualidade e nem  algum grau de segurança.

Quando um suplemento é falsificado, ele pode ter muito mais do que ingredientes que não têm eficácia, eles podem estar adulterados. Com isso, eles podem causar danos à saúde. Os principais são:

  • Exposição maior a reações alérgicas;
  • Contaminação por micro-organismos que causam doenças;
  • Sobrecarregar o organismo por conta de substâncias possivelmente ilícitas;
  • Pode existir presença de açúcar, o que aumenta as chances de picos glicêmicos;
  • Vários efeitos como enjoos, dores de cabeça e gases.

Sabendo dos riscos, é importante também saber formas de se prevenir de comprar um whey ou algum outro suplemento falso. Nesse ponto, deve-se:

  • Desconfiar dos produtos com preços bem abaixo da média;
  • Evitar comprar de sites desconhecidos ou sem procedência, especialmente em marketplaces;
  • Escolher marcas conhecidas, que tenham qualidade comprovada;
  • Encontrar lojas físicas autorizadas no site oficial do fabricante.

Fonte: VivaBem

Imagens: Mundo verde, Sooro, Ativo

WhatsApp Beta protege app com reconhecimento facial no Android

Artigo anterior

Saiba como ver o “Cometa do Diabo” que se aproxima da Terra

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido