Curiosidades

WhatsApp Beta protege app com reconhecimento facial no Android

0

O WhatsApp já é uma forma de se comunicar unânime no Brasil. O aplicativo foi criado em 2009, mas somente em 2012 que ele se tornou famoso e virou quase que obrigatório entre os brasileiros, tanto que é quase impossível se imaginar sem usá-lo.

Por conta disso, o aplicativo de mensagens foi mudando e se atualizando para suprir as necessidades dos usuários, fazendo com que o app ficasse o mais funcional e fácil para todos.

Temos como exemplo o reconhecimento facial para desbloquear o app no Android. O WhatsApp começou os testes dessa nova função em sua versão Beta, que é disponível para os inscritos na Play Store. O teste pode indicar que essa nova função irá ser lançada no mensageiro.

Essa nova função também mudou o nome da ferramenta dentro do aplicativo. Então, ela deixará de ser “Bloqueio por impressão digital” e se tornará “Bloqueio do app” porque existirão mais formas de fazê-lo.

Desbloqueando o WhatsApp

Canaltech

Hoje em dia, a única maneira de desbloquear o WhatsApp em sua versão estável no Android é através da biometria. Essa forma de bloqueio fica desativada como padrão, e quem quiser tê-la tem que acioná-la de forma manual no aplicativo. Contudo, o mensageiro para iOS dá ao usuário as opções de usar a digital ou o Face ID do iPhone.

Nesses dois casos, o usuário pode escolher quanto tempo o aplicativo fica ativo até que a tela seja bloqueada e a biometria seja exibida de novo para abrir as conversas. Também existe um ajuste que dá à pessoa a chance de escolher se quer mostrar ou não as notificações de mensagens com a tela protegida por senha.

Essa nova função é uma camada a mais de proteção contra invasores. Até porque, conseguir enganar a biometria já é algo complexo, e com o reconhecimento facial os usuários terão mais uma proteção no desbloqueio do WhatsApp.

Como dito, somente as pessoas que usam versão 2.24.6.20 do Beta do WhatsApp para Android têm esse reconhecimento facial liberado. O mais provável é que a função ainda demore algumas semanas para ser disponibilizada para todos usuários.

Compartilhamento

Olhar digital

Uma outra função nova do mensageiro é uma nova forma do usuário compartilhar arquivos com pessoas de quem ele estiver perto. Esse novo recurso irá funcionar como o AirDrop visto nos iPhones e Neaby/Quick Share do Android.

A nova função foi vista pelo WABetaInfo, um site especializado, em um lançamento beta do WhatsApp para Android. De acordo com o site, as transferências de arquivos desse tipo irão ser criptografadas de ponta a ponta, além de o número do celular da pessoa ficar oculto para aqueles que não estiverem nos seus contatos.

Na captura de tela feita pelo site é possível ver que para enviar e receber os arquivos, os dois usuários irão precisar abrir essa seção. Ao que tudo indica, será necessário agitar o celular para pedir o compartilhamento.

Na visão do WABetaInfo, trazer essa nova função para o WhatsApp pode trazer várias vantagens, além de melhorar a experiência do usuário e dar mais valor para a plataforma.

“Acreditamos que esse recurso aprimora o compartilhamento de arquivos, fornecendo aos usuários uma solução prática para vários cenários”, disse o site.

Esse novo recurso foi visto na atualização beta do WhatsApp para Android 2.24.2.20, mas ainda não existem informações a respeito de quando ele será lançado.

Fonte: Canaltech, Olhar digital

Imagens: Canaltech, Olhar digital

Google Chrome ganha recurso para proteger privacidade de usuários

Artigo anterior

Não são todos iguais! Como escolher o whey que faz sentido para você?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido