CuriosidadesMundo Animal

Nova espécie de ave é descoberta em habitat extremo da Antártida chilena

0

Você gosta de ave? Em todo o mundo, existem cerca de 18 mil espécies de aves. Essa informação foi apontada em um estudo publicado pela revista científica PLOS ONE. Isso representa mais do que o dobro do que se acreditava existir até os estudos. Investigadores afirmam que está na hora de mudar a forma como enxergamos a biodiversidade. Embora o número seja alto, estamos sempre nos deparando com alguma espécie de ave sendo descoberta.

As aves estão entre as espécies mais bem estudadas de todo o mundo. Acredita-se que 95% da diversidade desses seres já está descrita. Felizmente, os cientistas sempre têm material para analisar e apresentar ao mundo.

Em algumas situações, essas descobertas chamam a atenção do mundo inteiro, não apenas do meio estudioso. Um caso recente exemplifica isso. Uma nova espécie de ave chamou a atenção ao ser descoberta em um habitat extremo da Antártida chilena. Isso atraiu a atenção de pesquisadores do mundo inteiro.

Ave rara encontrada no extremo da Antártida Chilena

A espécie de ave raiadinho-chileno, denominada raiadinho-chileno subantártico (Aphsastura subantártida) foi descoberta pelos estudiosos no arquipélago das Ilhas Diego Ramírez, localizado no Chile. Essa descoberta foi feita após seis anos de investigação por parte do Centro Internacional de Estudos de Mudança Global e Conservação Biocultural (CHIC) de Cabo de Hornos.

Esse estudo contou com a participação de estudantes da Universidade do Chile. O estudo publicado na revista Scientific Reports aponta a espécie como aves terrestres que habitam somente esta pequena zona no extremo sul do Chile.

Esse pássaro é totalmente distinto de uma espécie mais antiga, o raiadinho-chileno. Esse habita as florestas do sul da Patagônia. Essa espécie recém descoberta é um pouco mais robusta, pesando em média 16 gramas (contra 12 gramas do raiadinho já conhecido). Outra característica marcante é o seu bico, que é maior. Além disso, seu torso é mais longo e sua cauda mais curta.

O radiainho chileno subantártico se aproxima com frequência do nível do solo e voa pequenas distâncias. Resiste ainda a um habitat extremo. O local onde essa espécie habita conta com rajadas de vento que podem ultrapassar 100 quilômetros por hora facilmente.

“Esta espécie, havia sido descrita em literatura muito básica como pertencente à mesma do raiadinho, mas graças a um estudo um pouco mais aprofundado, pudemos ver geneticamente que difere em uma mutação do resto das espécies do clássico raiadinho, bem como diferenças morfológicas e comportamentais”, disse Rodrigo Vásquez, biólogo da Faculdade de Ciências da Universidade do Chile.

O habitat dessa espécie é também de grande interesse para a conservação marinha. Diversas campanhas com a finalidade de preservar o local têm o apoio da Matinha do Chile. Eles permitem que cientistas cheguem ao local para realizar seus estudos.

As aves mais raras do mundo

Diante de uma nova descoberta de ave, você provavelmente deve ter perguntado a respeito da raridade dela. Embora existam milhares e milhares de espécies no mundo todo, é possível fazer uma lista das aves mais raras do planeta, que são as mais difíceis de serem encontradas na natureza.

Ou estão sob o risco de extinção, ou apenas se escondem em regiões um tanto complicadas de alcançar. E pensando nisso, decidimos trazer a lista das aves mais raras.

1. Caburé-Miudinho

Essa é uma das menores corujas do mundo. O Caburé-Miudinho também é conhecido apenas como Caburé, Caburezinho, Caburé-do-sol e Caburé-Ferrugem.

2. Gavião-pega-macaco

Essa é uma grande ave de rapina, também conhecida como apacanim-preto. O enorme gavião também é dificilmente encontrado por aí.

3. Gavião-pato

Também conhecido como águia-viúva, essa espécie pode ser encontrada próxima às florestas conservadas, que não foram modificadas pelo homem.

4. Bico-de-pimenta

O bico-de-pimenta também é conhecido como pimentão e bico-de-fogo. A ave chama a atenção por sua coloração preta e um bico que se destaca.

5. Maracanã-verdadeira

Essa ave também leva o nome de arara-pequena, mulata-maracanã, ararinha e papagaio-de-cara-branca. A espécie está em extinção.

Fontes: Portal Amazônida; Wilder; Por Acaso.

‘Wandinha’ pode ter até quatro temporadas, diz showrunner

Artigo anterior

Peru e Equador declaram emergência de saúde animal após surto de gripe aviária

Próximo artigo