Nossa história é marcada por diversas epidemias e pragas que atacaram e mataram milhares de pessoas ao longo dos séculos. Algumas tão intensas que quase aniquilaram cidades inteiras. Nós vivemos a pandemia do covid-19 e seus efeitos no mundo. Felizmente, esse período da nossa história passou, mas a possibilidade de acontecer outra pandemia existe. Nesse ponto, um novo coronavírus detectado acende um alerta.
Os cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, identificaram um microrganismo do tipo coronavírus, alojado em morcegos, com o potencial de se propagar entre humanos. Chamado HKU5-CoV-2, o vírus tem várias semelhanças com o Sars-CoV-2, vírus responsável pela pandemia de covid-19.
Conforme os resultados do estudo, esse novo coronavírus é da classe dos merbecovírus, um grupo de agentes infecciosos detectados em mamíferos como visons e pangolins. Um ponto preocupante do HKU5-CoV-2, é a habilidade dele em usar o receptor ACE2 para penetrar nas estruturas celulares, isso porque o Sars-CoV-2 fazia exatamente isso.
Mamul
Por conta dessa habilidade existe um risco considerável de disseminação para os humanos, tanto direta como indiretamente, através de hospedeiros.
O potencial risco de causar uma nova pandemia se concretizou com a técnica Cryo-EM, baseada em um microscópio de alta precisão para visualizar a estrutura molecular do vírus. Com experimentos em laboratório, os cientistas viram o HKU5-CoV-2 demonstrar capacidade de infectar culturas de células humanas.
“Os merbecovírus de morcegos, que estão filogeneticamente relacionados com o MERS-CoV, representam um elevado risco de propagação para os seres humanos, quer através de transmissão direta ou facilitada por hospedeiros intermediários”, disse o estudo.
Mesmo assim, os cientistas frisam a importância de seguir com as investigações para ter quantificado de forma precisa o potencial do HKU5-CoV-2 de se alastrar entre os humanos.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Mamul