• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O episódio censurado de Pokémon (Que mandou mais de 600 pessoas ao hospital)

POR A Redação    EM Curiosidades      04/08/14 às 00h01

Se você era ligado na saga Pokemon, com certeza vai se lembrar desse caso. Pode ser até que seus pais tenham tentado te impedir de acompanhar o desenho, depois que um episódio da série infantil japonesa levou mais de 600 crianças para hospital, em dezembro de 1997. O caso aconteceu no Japão e as cenas nem chegaram a ser exibidas no Brasil, mas muito gente ficou com o pé atrás a respeito do desenho e começaram a surgir inúmero boatos sobre as intenções de seus criadores.

Especulações à parte, o capítulo proibido de Pokemon tratava de uma aventura dos personagens principais em um mundo digital, para ajudar o pokemon Porygon. Em determinado momento - durante não mais que alguns segundos - Pikachu solta seu choque do trovão e a tela começa a piscar muito rápido nas cores azul e vermelha. A sequência em tons elétricos, segundo especialistas, teria sido a grande responsável por desencadear epilepsia fotossensível nas crianças. Dizem que 618 pessoas foram internadas e mais de 1.200 passaram mal com a cena.

caso serviu de alerta para a indústria dos desenhos animados e, hoje em dia, algumas precauções são tomadas sobre isso. Em jogos da Marvel, por exemplo,há avisos informando sobre o risco de ataques ocasionados pelo excesso de cores piscantes.

Apesar dos surtos só ocorrerem em pessoas que já tenham predisposição à doença e, mesmo depois do episódio ter sido editado, esse capítulo nunca mais voltou a ser veiculado no Japão. A versão traduzida também nunca foi enviada ao Brasil e aos demais países da América. Até o coitado do personagem Porygon sumiu da saga, aparecendo somente em imagens estáticas.

Se você nunca passou por qualquer caso de epilepsia na vida e tem coragem suficiente para arriscar, pode ver - no vídeo abaixo - o memento exato do capítulo que causou problemas. Cuidado, hein!

Veja a cena

Próxima Matéria
A Redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+