Curiosidades

O lugar mais silencioso do mundo

0

O lugar mais silencioso do mundo está localizado nos Estados Unidos. Mas diferente do que muitos imaginam, ele não está dentro de um monastério ou de um penhasco distante, mas sim em uma sala de testes de um laboratório. Reconhecida pelo Guinness World Records como o local mais silencioso do mundo, a sala fica em Seattle, Redmond, na sede da Microsoft.

O local gera sensação de tontura e inquietação. Antes que isso aconteça, alguém permite a entrada de luz para que gradativamente o ambiente se ilumine.

Em agosto de 2016, especialistas e o Guinness World Records oficializaram o local mais silencioso do mundo. Apesar do limite do ouvido humano ser de 0 decibéis, o local alcança -13. Responsável por projetar, lançar e manter a câmara, o engenheiro de som Gopal Gopal explica que o som de dois átomos que se tocam é de -23 decibéis.

O local é utilizado para melhorar e refinar o assistente de voz Cortana. Além disso, utilizam para o Skype, visto que a sala pode registrar o som da voz com alta pureza e saber quais sons são limpos e quais são sujos.

“Com isso, conseguimos fazer com que, se alguém faz um telefonema do Skype em um bar, com barulho e rodeado de copos batendo e música de fundo, seja possível ouvir a voz mais nitidamente”, informa Gopal.

A sala possui isolantes de 30,48 centímetros de profundidade e um fosso de 60,96 centímetros, responsável por separar o local das outras salas, visto que não possui iluminação artificial, o local só fica claro se abrir as portas do fundo.

Anechoic Chamber de Orfield

Orfield Laboratories

A Anechoic Chamber (traduzida como câmara sem eco), fica em Minneapolis e consegue absorver até 99,99% do som. Pertencente ao laboratório Orfield, as paredes duplas revestidas em aço, com 30 cm de concreto e mais 3,3 m de espessura de vidro acústico, são o motivo para não passar o som.

A sala, que é considerada o segundo lugar mais silencioso do mundo, é utilizada para testar o nível de barulho dos produtos de várias empresas. Um exemplo é a Harley Davidson, que usa o local para deixar suas motos menos ruidosas, mas sem mexer em seu ronco, em suas características e em seu motor.

Malefícios do lugar mais silencioso do mundo ao corpo humano

CBS

Apesar dos benefícios na testagem de produtos, o preço pode ser alto para o corpo humano. Isso porque se você ficar muito tempo dentro da câmara, ela pode provocar alucinações e afetar o sistema morto, conforme Steven Orfield, presidente do laboratório.

“Normalmente, você se orienta pelos sons que escuta enquanto anda. Na câmara, você não tem essas pistas; você perde essas dicas importantes de percepção, que ajudam no equilíbrio do corpo”, informa.

Ainda de acordo com ele, os ouvidos humanos se adaptam rapidamente ao silêncio. Por isso, quanto mais silenciosa a sala for, mais sons as pessoas podem perceber ao seu redor, mesmo que sejam produzidos por você mesmo.

“Você pode ouvir seu coração bater, escutar seu estômago reclamando alto e, outras vezes, ouvir até os seus pulmões”, explica.

Fonte: El País, Ruído Zero

Por que o Ano Novo é celebrado dia 1° de janeiro?

Artigo anterior

10 maiores momentos da cultura pop em 2021

Próximo artigo