Curiosidades

Por que o Ano Novo é celebrado dia 1° de janeiro?

0

A virada do ano está se aproximando e com ela a sensação de encerramento de um ciclo e início de um novo. Essa passagem é celebrada justamente de 31 de dezembro a 1º de janeiro. Além disso, para muitas pessoas a antecedência do Ano Novo é uma época para fazer planos.

Esse sentimento pode ser reforçado pelo fato da palavra Réveillon significar “despertar” em francês. Por isso, essa celebração costuma ser realizada ao lado das pessoas que você ama, familiares, amigos ou companheiros.

No entanto, você sabe qual a origem do Ano Novo? Confira no texto abaixo.

Origem do Ano Novo

Portal dos Mitos

Ao longo dos tempos o Ano Novo foi comemorado em diversas datas. Um exemplo é que entre 753 a.C. e 476 d.C o começo do ano era marcado no dia 1º de março. Já para os persas e fenícios, assim como outros povos, o dia que celebrava o novo ano era 23 de setembro.

Porém, o primeiro registro de celebração de ano novo foi na antiga Babilônia há mais de 4 mil anos. Os babilônios comemoravam a data na primeira lua depois do equinócio vernal. A data normalmente era no final de março e a celebração poderia durar até 11 dias. Nomeada como Akitu, cada dia era realizado um ritual diferente.

Os povos babilônios comemoravam a vitória do deus dos céus, Marduk, contra a deusa do mar, Tiamat. As festas também serviam para coroar um novo rei ou para comemorar que o antigo seguia no governo.

Para os gregos, a data era comemorada devido ao solstício de inverno, em 20 ou 21 de dezembro, enquanto os egípcios, de acordo com o historiador romano Censório, comemoravam a data no mês de julho.

No entanto, a celebração do Ano Novo com a data que utilizamos no Brasil teve origem em 46 a.C. Na época, o governador romano Júlio César criou um decreto para que o Dia do Ano Novo fosse no dia 1º de janeiro, marcando o começo do calendário juliano. Após a mudança para o calendário gregoriano, o que usamos hoje em dia, a data foi oficializada.

É importante ressaltar que o Ano Novo está ligado ao calendário utilizado. Isso explica porque os chineses comemoram o ano novo em janeiro ou fevereiro, dependendo do ano. Já para os judeus, a data é celebrada no mês de Nissan, no calendário gregoriano isso ocorre em setembro ou outubro.

1° de janeiro

Fernando Frazão / Ag. O Globo

A data foi oficializada em 1° de janeiro quando o Papa Gregório XIII colocou em prática o calendário gregoriano. Isso tinha como objetivo diminuir a variação de calendários e é o calendário utilizado pelo Brasil atualmente.

Também é importante ressaltar que, pela visão astronômica, no início de janeiro é a época que a Terra está mais perto do Sol.

Virada de ano no Brasil?

No Brasil, existem diversas comemorações de ano novo. Entre elas, está a escolha da cor da roupa a depender do que deseja atrair para o próximo ano, sendo a mais comum o branco, que simboliza a paz. 

Além disso, existem pessoas que pulam 7 ondas e oferecem flores para Iemanjá. Outra tradição é assistir os shows de fogos de artifícios. 

Vale lembrar que cada cidade costuma possuir o seu ponto turístico em que boa parte da população se concentra para celebrar a data.

Fonte: Mega Curioso, Calendarr

7 animais de estimação mais bizarros dos famosos

Artigo anterior

O lugar mais silencioso do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido